Em dezembro de 1981, uma nova estrela passou a brilhar na bandeira do Brasil. Trata-se de Rondônia, o 23º Estado da federação, uma terra cheia de aventuras e aventureiros em busca das riquezas naturais que o Estado oferece: madeira, cacau, ouro, borracha e as preciosas minas de estanho.
Desmembrado do Estado de Mato Grosso, foi criado, em 1943, o território de Guaporé. Em 1956, passou a se chamar Rondônia, em homenagem a Rodon, o grande desbravador dos sertões matogrossenses. Finalmente, a 22 de dezembro de 1981, Rondônia tornou-se o 23º Estado brasileiro. Sua área (243 044 km²) é mais ou menos equivalente à do Reino Unido e à do Estado de São Paulo.
Porto Velho, a capital, situa-se às margens do rio Madeira. Liga-se a Guarajurá- Mirim por ferrovia e a Cuiabá por rodovia. O clima é quente e úmido, e a temperatura média anual é de 26ºC. O grande número de rios navegáveis facilita o transporte, beneficiando a indústria extrativa, base da economia do Estado.
Borracha e estanho
O INCRA implementou, na década de 70, diversos projetos de colonização, como por exemplo, a distribuição de terra aos lavradores, estimulando várias culturas, como a de borracha, mandioca, milho, cacau, café, arroz e feijão. De todas essas culturas a que recebe mais incentivos é a borracha, que obteve, em 1980, a maior parte do crédito agrícola. O objetivo desses incentivos é rentabilizar o cultivo comercial das seringueiras, de modo que o Brasil se torne novamente um dos principais exportadores de borrachas.
Em 1960, foram descobertas ricas jazidas de cassiterita - mineral que dá origem ao estanho. Desse modo, a extração de cassiterita passou a ser a atividade mais importante de Rondônia, que, por sua vez, tornou-se o primeiro produtor nacional de estanho, com cerca de 8 000 t por ano. Em 1971, o Governo Federal proibiu a exploração de cassiterita por garimpeiros independentes e o minério passou a ser lavrado mecanicamente por empresas autorizadas pelo DNPM ( Departamento Nacional da Produção Mineral).
Uma história de desbravamento
Até o século XX, a região do Estado de Rondônia, no oeste da Amazônia, era praticamente desconhecida dos brasileiros. Antes disso, apenas alguns bandeirantes procuraram explorá-la, em busca de ouro e pedras preciosas. A trilha dos bandeirantes foi retomada em 1907 por um major do corpo de engenharia militar, Cândido Mariano da Silva Rondon, encarregado de estender o telégrafo de Cuiabá para o alto Purus e o alto Juruá. A primeira expedição de Rondon foi atacada pelos índios nhambiquaras, em outubro daquele ano, às margens do rio Juruena. Rondon foi obrigado a recuar, mas voltou nos anos seguintes, até completar sua missão. Ele se recusava a atacar a população indígena. Pelo contrário, procurava por todos os meios protegê-la ."Morrer, se necessário. Matar, nunca", era seu lema.
A indústria abrange estabelecimentos de preparação de borracha, serrarias, olarias e fábricas de mosaicos.
Porto Velho e a estrada de ferro
As origens de Porto Velho estão ligadas à construção da Estrada de Ferro Madeiro- Mamoré, iniciada em 1907, como parte do acordo firmado entre Brasil e Bolívia, no momento da compra do Acre (1903). Essa ferrovia foi contruída pela empresa norte-americana May Jechyl & Randolph (do magnata Percival Farquahar) para escoar a produção de borracha da região a oste do rio Madeira, que não é navegável, devido às corredeiras. Partindo de Guajará - Mirim (na fronteira com a Bolívia), a ferrovia percorria mais de 300 km em território brasileiro, na direção leste, acompanhando o rio Madeira até o trecho em que ele se torna navegável. Nesse trecho, a borracha era embarcada em navios que a levavam ao Atlântico, através do Amazonas. Esse pequeno porto é que deu origem a Porto Velho. Inicialmente, a vila de Porto Velho foi sendo povoada pelos próprios funcionários de Madeira- Mamoré e por comerciantes de borracha. Mas o desenvolvimento foi tão rápido que a vila foi elevada à categora de cidade já em 1919
Fonte: Enciclopédia Conhecer Atual - Brasil - Editora Abril
Siendo un interesante articulo el que nos dejas el día de hoy me quedo con el lema del militar que fue su principal explorador y que da nombre al estado.
ResponderExcluirSaludos.
Mais um formidável artigo, que nos dá a conhecer um pouco mais, sobre este recente Estado Brasileiro!...
ResponderExcluirDesconhecia por completo! Adorei ler! Beijinhos
Ana