Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Construindo a própria história

Nós, seres humanos, desde o nascimento, diferentemente dos outros animais, levamos a vida toda aprendendo e desenvolvendo novos conhecimentos e habilidades, transformando o mundo e a nós mesmos por meio do convívio social. Segundo Vygotsky, um psicologo soviético dizia que "A interação social é a origem e o motor da aprendizagem.", ou seja, a aprendizagem seria uma forma de apropriação do patrimônio cultural disponível, e não apenas um processo de assimilação individual.

Vygotsky caracteriza o desenvolvimento da psicologia como a conexão do indivíduo com os demais, sendo um processo contínuo de aquisições e transformações que se dão no sujeito, a partir do que este experimenta e vivencia em suas relações.



Lev Semyonovich Vygotsky - fonte da imagem: Revista Nova Escola. 

Desde o nosso aparecimento no planeta, registramos de diferentes formas a nossa existência. Somos, portanto, seres sociais e históricos. Isto quer dizer que estamos sempre renovando nossos hábitos, reinventando as formas de nos relacionar com os outros e registrando nossas novas descobertas. Fazemos isso conscientemente ou forçados por novas necessidades, muitas vezes criados por nós mesmos, seres humanos.

Como seres sociais e históricos, somos capazes de interferir no espaço físico e social em que vivemos - e somos influenciados pelo que acontece ao nosso redor. Vygotsky também afirmava que "Todos os processos psicológicos superiores (comunicação, linguagem, raciocínio, etc.) são adquiridos primeiramente em um contexto social, para depois serem internalizados a nível individual."

É possível viver sozinho? Estamos no emprego que estamos, na casa em que moramos, por livre esforço e mérito próprios? Para as duas perguntas, a resposta é negativa. Todos recebemos ajuda de diversas pessoas em diversos momentos de nossa vida e nem sempre essas pessoas continuam a participar de nossa convivência. O curso da vida não pode ser independente, sempre teremos influência ou ajuda de alguém.

O que achou desse artigo? Que tal uma discussão sobre o assunto em questão?

Para saber mais sobre Vygotsky, um autor que muito aprecio, leia este artigo na Revista Nova Escola. E também há um vídeo muito interessante sobre o autor no vídeo abaixo:



Um comentário:

  1. Um post extremamente interessante! E que nos dá que pensar... as novas tecnologias, permitem-nos desenvolver a interacção... mas não verdadeiramente socializar... hoje em dia, todo o mundo vive de cabeça baixa, absorvido por um qualquer ecrã!...
    Enfim!... As formas de interacção, estão sempre mudando... mas nem sempre para melhor, creio... nos tempos actuais!...
    Adorei o post! Beijinhos!
    Ana

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.