Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Quais as áreas de atuação de um químico?

O profissional da química, ao contrário do que muitos pensam, não se limita a dar aulas ou trabalhar em laboratórios, cercados de tubos de ensaio. O químico também está nas linhas de produção, nas áreas de planejamento, projetos, assistência técnica, venda técnica de produtos e serviços,  controle ambiental, pesquisa e desenvolvimento e diversos outros setores. É uma profissão dinâmica, desafiadora e com um vasto campo de atuação.



Nos últimos anos, foram criados diversos cursos para a formação de profissionais da química. São vários os títulos existentes, mas que podem ser resumidos em cinco grupos:

Técnicos: profissionais de nível médio qualificados para trabalhar em laboratórios de análises e em linhas de produção que envolvam processos químicos.



Licenciados: profissionais de nível superior que, em geral, trabalham também como professores, mas não necessariamente exclusivamente ( há muitos licenciados que trabalham na indústria, também)

Bacharéis: profissionais de nível superior que atuam, principalmente, em controle de qualidade, assistência técnica e pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. 

Químicos industriais: profissionais de nível superior preparados para atuar em processos industriais. Também estão neste grupos os formados em cursos de bacharelado com atribuições tecnológicas e os tecnólogos.

Engenheiros da área química: sua formação é focada em processos industriais e projetos de equipamentos e instalações industriais. Além dos Engenheiros Químicos, os de Alimentos, Materiais, Têxteis, Ambientais, entre outros, também são considerados engenheiros da área química.

Por que se tornar um profissional da química?

Quem formulou o seu xampu, os alimentos processados que chegam à sua mesa,definiu os pigmentos que deram cores às suas roupas ou sintetizou o princípio ativo dos remédios que de vez em quando temos que tomar? A resposta é uma só: o profissional da química! Afinal, tudo o que conhecemos é constituído de átomos e moléculas. São as suas propriedades químicas, a maneira como se combinam e interagem que fazem com que um mesmo elemento, por exemplo, o magnésio, seja usado tanto para produzir antiácidos quanto as rodas dos carros.

A química é um dos campos que mais oferece oportunidades de trabalho, pois a atuação de seus profissionais é essencial para a sobrevivência e o desenvolvimento de grande parte dos setores econômicos, como alimentos, bebidas, bioenergia, borracha, celulose e papel, cerâmica, combustíveis, cosméticos, farmoquímicos, fertilizantes, gases industriais, metalúrgico, meio ambiente, petróleo e gás, plásticos, produtos de limpeza, têxtil e tintas.

Aqui no Estado do Ceará, a indústria química é pouco desenvolvida, o pólo industrial localiza-se na cidade de Maracanaú. O setor têxtil, de alimentos, farmoquímico e o de tintas é o mais forte nessa região, embora outros também estejam presentes.

A química e os trabalho de seus profissionais estão tão presentes na vida de todos que às vezes nem percebemos. E é um trabalho essencial!!!!!!


Para saber mais, leia aqui.

Um comentário:

  1. Mais uma postagem extremamente interessante, Erika!
    Uma área extremamente e cada vez mais importante, e a que se deve mesmo prestar atenção... pois será uma área que pode ser usada para o bem... e para o mal... como tantas outras... por exemplo com a criação de plantas transgénicas... plantas mais resistentes a doenças e pragas poderão ser obtidas, produzindo mais cereais a menor risco, e menor custo, por exemplo... mas campos destas plantas, alteram a fauna e a flora das regiões em que são instaladas... os insectos poderão ser afectados... e muitas espécies simplesmente poderão desaparecer... depois há a incógnita de se saber quais os efeitos do seu consumo no longo prazo...
    Enfim! Uma área extremamente interessante... e na qual, o mundo passa mesmo por ela, em muitas outras vertentes!... Vale a pena reflectir sobre tal...
    Mais outro post que apreciei imenso! Noutro dia, virei espreitar as suas postagens de Novembro!...
    Tudo de bom! Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.