Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Relacionamento interpessoal: tudo o que você precisa saber

Constantemente você  briga ou discute com as pessoas da sua família? As fofocas são comuns no seu ambiente de trabalho? Você tem poucos amigos? É importante avaliar se o problema é culpa dos outros ou se é culpa da forma como você lida com seus relacionamentos interpessoais. Neste artigo vou te contar tudo o que você precisa saber sobre relacionamento interpessoais e como ser bem sucedido nesse tema.

Relacionamento interpessoal é conexão entre duas ou mais pessoas, seja no ambiente familiar, profissional ou escolar. É um conceito bastante debatido em cursos, palestras, formações profissionais, em vídeos, blogs... O assunto é sério! Mesmo com tanta informação disponível, você realmente sabe como ter um bom relacionamento interpessoal no ambiente que você convive? Você sabe como ter harmonia em todas as suas relações?

O convívio com outras pessoas é inevitável e em qualquer lugar, saber lidar com as pessoas é crucial para viver bem. É comprovado que um bom relacionamento interpessoal traz mais produtividade ao trabalho, traz um lar mais harmonioso, mais amigos e relacionamentos de qualidade. Traz mais qualidade de vida e paz de espírito: quantas noites de sono são perdidas e quantas dores de cabeça acontecem por conta de relacionamentos!




O ser humano é bastante sociável e isso foi seu sucesso no processo evolutivo: o homo sapiens só sobreviveu em detrimento às outras especies humanoides exatamente por que soube se associar em grupos - eis aí o início da estrutura familiar - para poder se defender e se ajudar mutuamente na obtenção de abrigo e alimento. Isso pode ser lido no livro Uma Breve História da Humanidade. [Leia a resenha clicando aqui: https://resenhasalacarte.com.br/resenha/sapiens-breve-historia-humanidade/ ] Qualquer relacionamento envolve um nível de complexidade, principalmente se houver convivência diária de muitas horas por dia e muitos dias por semana. É mais fácil conviver quando temos muitas afinidades, mas ter diferenças não é motivo para não saber lidar com os outros!

Existem várias atitudes importantes para que o sucesso nos relacionamentos interpessoais seja alcançado e é totalmente possível! Este texto traz pérolas de sabedoria sobre como ter relacionamentos de sucesso. Continue a leitura para saber que atitudes são poderosas para melhorar seu relacionamento interpessoal.


Ter Empatia

Muitos falam que deve-se fazer ao outro aquilo que gostaria que fizessem consigo. Mas não é tão simples assim: nem sempre o que é bom pra mim é bom para outro indivíduo. Todos pensamos de forma diferente e temos atitudes e gostos próprios. Empatia é portanto, a atitude de se colocar no lugar das pessoas, sem julgamentos, para compreender como aquela pessoa gostaria de ser tratada. Ser empático é ter a capacidade de compreender a percepção do outro em relação ao mundo, suas razões e suas ações.
                              

Ser tolerante

"Tolerância é uma necessidade em todos os tempos e para todas as raças. Mas tolerância não significa aceitar o que se tolera"

Mahatma Gandhi

Com certeza você já conheceu ou conviveu com pessoas diferentes, com ideias e opiniões  as vezes MUITO diferentes das suas. Cada um tem sua identidade e caminhos próprios, cada um pensa de forma diferente e cada um tem sua própria cultura e formação pessoal. Tolerar é respeitar as diferenças e essas diferenças podem ser o tom de voz, a linguagem, as crenças, a sexualidade, a política...  Portanto, tolerar é essencial para a convivência em comunidade, quem tolera sabe conviver com as diferenças alheias. E atenção: machismo, preconceito linguístico e racismo não são opiniões nem ideias, são formas de intolerância!!

Desenvolver a  inteligencia emocional

Muito se fala de ter inteligência emocional, há muitos livros e cursos, mas poucas pessoas sabem como aplicar a teoria na prática. Inteligência emocional é saber lidar com as emoções, controlando-as em momentos que você provavelmente sabe, ou deveria saber, que te tiram do sério. Assim, o primeiro passo é saber em quais situações você sente raiva, ira, ódio, inveja, estresse, ansiedade, tristeza, mágoa e quando a situação surgir, se controlar e não extravasar esses sentimentos. 

Talvez você sente raiva quando o motorista de trás te ultrapassa ou fica chateado quando alguém bagunça suas coisas, ou fica ansioso quando você tem que estudar para alguma prova na faculdade. O primeiro passo identificar e assumir que você tem essas sensações e dessa forma controlar as emoções negativas, não ficando tão raivoso ou tão irado. Nem sempre o sentimento some, mas pode ir tomando proporções cada vez menores, gradativamente. Todas esses sentimentos são nocivos, saber identificá-los como danosos é sinônimo de maturidade. E saber identificá-los e evitá-los é sinônimo de maturidade emocional.



Evitar a arrogância

O arrogante nunca admite seu erro, culpa, se acha superior e sempre conta vantagem. Muitos arrogantes humilham o próximo. Muita gente não tem um autoconhecimento apurado e realmente não saber se é ou não assim. Analisar-se é fundamental para evitar ser arrogante. Se você tem pensamentos como “não preciso da ajuda de ninguém”  ou " sou melhor que toda essa gente" então você é uma pessoa arrogante. Todos temos que aprender alguma coisa e sempre haverá alguém que sabe mais do que nós. 

Evitar disputas e conflitos


                                         

Seja paciente, não revide na mesma moeda. Se você tem problemas com a pessoa que faz algum mal com você, tente resolver e dar um ponto final. Se não foi possível, deixe passar. Parece muito fácil falar para evitar disputas e conflitos mas o importante é manter a cabeça fria e não responder a tudo que te dizem. Maturidade é saber ouvir e responder conforme a sua própria essência e não de acordo com as situações externas. Não é fácil, ainda mais quando se está chateado ou apreensivo com algum outro assunto, mas é importante tentar. Quando se começa a evitar disputas e conflitos tudo melhora, tudo se transforma e o resultado acaba te incentivando a continuar.

Seja mais amigável

Considero esta a atitude mais simples e prática de ser tormada. Simpatia, boa vontade e gentileza são muuuito importantes. Não custa nada sorrir, ser educado e gentil. Seja uma pessoa agradável. Cumprimentar com um bom dia, boa tarde, se despedir são fundamentais para ter um clima agradável em qualquer ambiente. Se você nunca fez isso, se não é costume seu, faça e surpreenda as pessoas ao seu redor.



Mudar para melhor e se aperfeiçoar deve ser o nosso lema constante na vida. Melhorar o relacionamento interpessoal é fundamental em todas as áreas. Por isso, para começar a ter relações saudáveis no dia a dia, é preciso estar disposto a expandir sua mente e seus relacionamentos, mudar hábitos e atitudes e dessa forma melhorar a sua qualidade de vida e também a do próximo.

8 comentários:

  1. Discuto poco, pero está bien estar preparada por si la relacion se vulve insostenible. Muchas gracias, abrazos

    ResponderExcluir
  2. Buenos consejos estos que nos dejas.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  3. Que post bacana e necessário!
    Acho que finalmente cheguei a um patamar da minha vida no qual posso compreender as coisas que você descreve. Posso olhar para trás e ver que assimilei algumas coisas que só conhecia na teoria.
    Adorei ler.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Um post e tanto, Erika!
    Todos devemos os aperfeiçoar esses aspetos, pois somos seres sociais e sociáveis.

    Beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  5. Excelente postagem! Me acrescentou por demais...
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Olá´Érika,Como Vai,e Seus Familiares Tudo Bem não é Verdade?
    Na minha Idade... Graças a Deus ainda tenho Muitos Amigos que muito Estimo, e aos poucos que Eventualmente não Simpatizam comigo, DESEJO-LHES as MAIORES FELICIDADES! Grande Abraço. Alberto Santos.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.