Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

terça-feira, 7 de maio de 2019

6 fatores pouco conhecidos que podem afetar suas finanças pessoais

Muito se fala sobre finanças pessoais: blogs, livros, vídeos.... Mas poucas pessoas realmente sabem como gerenciar as próprias finanças. Muita gente até tem bons salários mas o descontrole e desorganização na hora de investir e gastar dinheiro acaba acontecendo e de repente as dívidas e longos financiamento acabam ocorrendo. E a pergunta é: porque?



O planejamento financeiro é fundamental para aqueles que querem ter sucesso na vida financeira. Muitos fatores podem influenciar o equilíbrio financeiro, como gastar menos do que se ganha, e realizar o controle de todas entradas e saídas. Parece muito fácil falando assim, não é mesmo? Esta é uma informação trivial e está ao alcance de todos, mas a sua prática é que encontra diversas barreiras e dificuldades para ser concretizada. É preciso conhecimento prático e alcançável.


                                

Quem não tem conhecimento sobre os fatores que podem afetar as finanças pessoais acaba refém de inúmeras práticas feitas para o consumidor cair em endividamento: cheque especial, empréstimos, pagamento mínimo do valor do cartão de crédito, financiamentos... Além das influências que a mídia impõem para consumir determindo produto ou serviço. Quantas coisas parecem facilitar nossa vida e na verdade acabam nos levando a grandes problemas!

Faça com que seu orçamento seja um fator determinante na sua qualidade de vida e não o contrário. Leia o texto na íntegra para saber qual é o seu calcanhar de Aquiles e saber o que você está fazendo certo. É totalmente possível se livrar das dívidas e investir em algo realmente de valor. Continue a leitura.



Determinar percentuais no orçamento - regra do 50-15-35

Se você deseja alcançar a sua independência financeira e garantir uma vida de fartura, liberdade e poucas preocupações com relação ao dinheiro, estar atento a esse fator é valiosíssimo. Li essa questão importante no blog do Organizze e achei incrível .

É simples e bastante útil. É preciso dividir sua renda em percentuais, mas que sejam: 50% para gastos essenciais, 15% para prioridades financeiras e 35% para estilo de vida.

Dessa forma, aquilo que é básico e fundamental não deverá superar 50% do seu orçamento! Sendo assim moradia, contas de consumo, educação, transporte, alimentação não devem ir além de 50% da sua renda líquida.

Em seguida, as prioridades financeiras devem se limitar a 15% do seu orçamento. Se você está endividado, essa é a parcela que deverá ser determinada para o pagamento desses compromissos. Do contrário, esse percentual deve ser destinado à poupança e construção de patrimônio. Ou seja, suas prioridades financeiras são tudo o que é essencial para você ter um bom padrão de vida no futuro, sendo os objetivos que você determina e constrói a partir de hoje ou as pendências de ontem que você resolve.

                             

Seguindo os dois parâmetros anteriores, você conseguirá 35% do seu orçamento para gastar com coisas que gosta e trazem sentido para sua vida: passeios, cinema, hobbies, livros, salão de beleza, cuidados pessoais, restaurantes e tudo mais que te define e te motiva. Esse é o percentual que tem potencial de ser reduzido, caso você queira fazer uma pós-graduação, ou um mestrado.

Ter uma planilha de finanças pessoais

Finanças pessoais necessitam de controle. Além disso, para gerenciar melhor a regra do 50- 15-35 é importante ter uma planilha de gastos mensais. Tem várias disponíveis aqui no site da Konkero. Basta clicar e lá terão três modelos disponíveis. Isso vai te ajudar muito na regra do 50-15-35, vai ser de grande utilidade para organizar o que você irá gastar durante o mês e a contabilizar direitinho as porcentagens. Nessa hora a organização é crucial para a sua saúde financeira, deixar tudo contabilizado e registrado é importantíssimo.

Avaliar as compras

Este fator é imprescindível: é preciso avaliar as suas compras. Isso não quer dizer que nunca mais você vai poder comprar algo, mas é preciso ver a frequência com que você faz isso. Dentro dos 35% da sua renda, é preciso analisar que tipos de compras e serviços você está investindo. Cuidar do instinto consumista é muito complicado porque o impulso acontece por vários motivos e ainda é impulsionado pelas técnicas de marketing usadas pelas empresas.

É importante usufruir, é claro, mas por impulso as vezes uma coisa leva a outra e por aí vai. Imagina: você vai no shopping comprar uma calça Jeans e de repente você sai da loja com uma blusa que combina perfeitamente, um brinco ma-ra-vi-lho-so e um óculos no estilo, sendo que o que você estava determinado para comprar seria apenas a calça e quem sabe se você irá utilizar esses itens extras que você comprou. Portanto, pesquise os preços antes de comprar qualquer coisa. A internet tem um número incontável de sites e lojas online que permitem as compras.

Além disso, livre-se daquilo que você não utiliza. Você tem TV por assinatura e não usa? Cancele. Analise os planos de telefonia que você utilize procure um mais adequado para você, veja as promoções. Cancele tudo que o que você não utilize: serviços de streaming, revistas etc. Pague somente aquilo que você efetivamente usa.
                             


Estabelecer objetivos financeiros

Dentro dos 15% determine exatamente valores, prazos e objetivos a serem atingidos. Organize-se de forma a criar as condições para que a meta seja cumprida. Se você tiver um financiamento para quitar, organize-se para adquirir, por exemplo, um automóvel. Defina exatamente o que, onde e quando aquela meta será alcançada.

                              

Abusar na hora de usar o cartão de crédito

O cartão de crédito pode ser um dos maiores inimigos das finanças pessoais. Muitas pessoas tem mais de um cartão de crédito e muita gente paga só o valor mínimo por mês, acumulando várias parcelas e impactando diretamente o futuro.

Evite adquirir mais de um cartão, procure ter apenas um e se possível nenhum! Junte recursos e compre bens ou contrate serviços pagando de uma só vez. Muitas lojas oferecem descontos e oportunidades em compras à vista. Isso também ajuda a controlar a ânsia de consumo, pois caso você não tenha todo o dinheiro para gastar, vai te fazer pensar duas vezes se vale a pena ou não! Além disso, ter um cartão facilita muito a compra.Caso você não consiga comprar sempre à vista, tenha apenas um cartão de crédito e parcele em poucas parcelas.

                           
Pagar as contas em dia

Este fator evita o pagamento de juros ou taxas extras. Muitas pessoas já programam o pagamento do boleto direto na conta corrente mas outras ainda tem o costume de ir a bancos e casas lotéricas. Coloque lembretes no celular e sempre que uma conta chegar pelo correio, procure logo pagá-la, antes do vencimento. Procure ver se as datas de vencimento são adequadas: se você recebe o salário no dia 7 de cada mês e a sua conta de internet vence no dia 5, procure ver se é possível mudar a data do vencimento para que você não pague atrasado. 


                                       

A desorganização financeira pode até afetar sua saúde física e psicológica. E tem mais: o número de brasileiros endividados cresce cada vez mais! Independente de altos ou baixos salários, o brasileiro não faz orçamentos nem se organiza em relação às finanças.

Sabendo de todos esses fatores que podem afetar suas finanças pessoais é possível ser totalmente bem organizado financeiramente.É importante evitar problemas e é preciso utilizar seu dinheiro com inteligência.

8 comentários:

  1. Kkkk... notei que a única coisa que eu faço, é pagar as contas em dia. O resto...
    excelentes dicas!

    ResponderExcluir
  2. Buenos consejos, es importante saber que los gastos nunca deben exceder los ingresos. Un abrazo

    ResponderExcluir
  3. Eu acredito que o cartão de crédito ainda é o maior vilão e o responsável direto pelo consumo desenfreado e pela falta de limites nos momentos da compra
    Eu como uso cartão de crédito pago minhas compras à vista e manho minhas contas em dia. No mais é viver tranquilo
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. É de facto uma informação muito interessante e segura.
    Grata por divulgar.
    Dias bons.
    Beijo.
    ~~~

    ResponderExcluir
  5. Buenos consejos y ese de gastar menos de lo ganado es primordial.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante em tempos de crise.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá, Erika!

    Um excelente post e mto bem fundamentado.
    Eu acho que quem ganha 100, não pode gastar 150. Há que saber gerir, comprar só o estritamente necessário para endireitar a nossa balança comercial.

    Beijos e feliz dia das mães!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.