Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

domingo, 28 de abril de 2019

07 brilhantes dicas sobre como aprender espanhol (você não pode ignorar a #5)

Você já começou a estudar espanhol e desistiu no meio do caminho? Você já pensou em ser poliglota? Ou conhecer sobre a cultura de outros países e até mesmo viajar? A porta de entrada para esses sonhos pode simplesmente começar de uma atitude. Leia esse texto até o final e descubra como realmente aprender espanhol de forma eficiente!



Eu sou aluna de espanhol e tenho um inglês intermediário. Já fiz inúmeros cursos, já estudei em várias escolas de idiomas... E nem sempre tive um rendimento equivalente ao meu esforço.

O que vai determinar o seu sucesso em qualquer resolução é a sua dedicação - frase bem comum - mas tem que ser a dedicação correta, com esforço planejado. É até aquele paradigma : quanto mais nos esforçamos e quanto mais tempo nos dedicamos sempre teremos um resultado melhor : mas você compraria um livro em uma livraria só porque ele demorou dez anos para ele ser escrito, mesmo que não tenha uma boa história?

Enfim, vou passar 10 dicas valiosíssimas, que são tanto dicas próprias quanto de professores meus. Se todos os estudantes tivessem essas dicas antes de começarem a estudar idiomas, com certeza aprenderia de forma mais eficiente, evitando perdas de tempo.

As dicas são para o idioma espanhol, mas também é totalmente aplicável a qualquer outro idioma.

Se você realmente quer aprender espanhol, se quer aprender outros idiomas, este é o artigo certo para você. Confira dicas sensacionais para aprender espanhol.


1. Escute e cante músicas
Escute muitas músicas em espanhol... Procure músicas desde Chaves até Manu Chao, Enrique Iglesias, Maná…Amo a Julieta Venegas, ela já fez duetos com o Lenine e com a Marisa Monte, a voz dessa cantora é bem marcante. Além disso, há grandes cantores bastante famosos de diversos países: Shakira, Enrique Iglesias, Maná, Ricky Martin,  RBD, Thalia...



Mas não se limite apenas a ouvir as músicas. Cante. Quando você canta, mesmo que desafinado, o vocabulário vai se instaurando no insconsciente e você acaba absorvendo as palavras, quando você estiver em situações de precisar se comunicar, as palavras vão surgir, quando você ler vai conseguir pronunciar e quando você ouvir em filmes ou músicas, vai conseguir compreender e entender a pronuncia e identificar qual palavra foi dita, isso em fração de segundos. Nosso cérebro é genial e consegue associar tudo. Tudo devido à plasticidade neural: quando nos habituamos, nossas células cerebrais forma novas sinapses e sempre que reforçamos aquele hábito, é cada vez mais fácil e mais rápido executar a atividade. Então usemos nosso cérebro ao nosso favor. Como já deve saber, a língua espanhola está recheada de músicas animadas, divertidas, românticas e lentas, ou seja: tem pra todo gosto.As músicas lentas facilitam a compreensão e a repetição, já as músicas rápidas são mais animadas e empolgantes, ambas vão facilitar o aprendizado.

2. Fale em voz alta

Falar em voz alta em casa sozinho não é coisa de maluco, é uma boa maneira de desenvolver a fala do novo idioma. E quando tiver a oportunidade de falar com um nativo, deixe a vergonha de lado. Quem está aprendendo tem que tentar sempre e não importa se está cometendo erros. Quando falamos, da mesma forma quando cantamos, estamos nos habituando a pronunciar as palavras em outro idioma e vamos absorvendo mentalmente. Ler em voz alta é uma forma de você desenvolver sua pronúncia e também suas habilidades de ouvir a língua.

3. Priorize e treine o vocabulário

Outra dica importante  é não se preocupar demais com a gramática no estágio inicial. Aprenda o vocabulário primeiro e se concentre na gramática depois. A gramática é bastante complexa e o idioma possuir diversos falsos-cognatos que podem causar uma confusãozinha caso você viaje para um país com falantes da língua. Falsos cognatos são palavras iguais ou muito semelhantes em português e espanhol que possuem significados diferentes.

E como treinar o vocabulário? Sempre que estiver estudando, ouvindo músicas e filmes e ler uma palavra desconhecida escreva. Mas, em vez de escrever apenas “taco”, opte por escrever frases mais longas como: “Este taco es delicioso” ou “Este taco cuesta un dólar”. Frases assim fazem com que vá você fixe melhor, pois você estará analisando em qual contexto aquela palavra se encaixa.

4. Leia tudo em espanhol

Leia livros, revistas, artigos em espanhol. Mas não se limite a isso: tente realmente imergir: troque o idioma do celular para espanhol, altere o idioma das redes sociais, escreva notas na geladeira/evernote ou agenda em espanhol. Quanto mais você fizer, mas resultado terá.



5. Ouça podcasts em espanhol

Seja a pé, de carro ou de transporte público, você pode fazer o download de podcasts em espanhol e ouvi-los no caminho. Procure temas que você tenha afinidade, como alimentação, saúde, esportes, educação, cultura, para que seja um momento bem proveitoso. Meia hora por dia te ajudará mais do que pensa!Aproveite apps gratuitos para ouvir podcasts 30 minutos por dia fazem toda a diferença.

6. Assista a novelas mexicanas e séries

As novelas mexicanas são uma excelente forma de aprender conversas quotidianas e se divertir muitíssimo. O drama, as maquiagens exageradas... Maria do Bairro, Marimar, RBD e Carrossel. Há também muitas séries no netflix menos teatrais e mais consistentes, com o Narcos, La Casa de Papel, Club de Cuervos, La Casa de Las Flores , Las Chicas del Cable, El Tiempo Entre Costuras. .

Mas não é para assistir qualquer forma não!A dica é assistir séries e novelas exatamente porque tem a duração média de 20 a 50 minutos. Por qual motivo, você deve estar se perguntando ... Porque você terá que assistir 3 vezes: a primeira com legenda em português, a segunda com a legenda em espanhol, a terceira sem legenda. Se fosse um filme de duas ou 3 horas, seria bem maçante, você não acha?

essa é uma forma interessante de melhorar o seu processamento auditivo. Na terceira vez que assistir ao filme, sem legendas, você já conhecerá a história e talvez se lembre de vários diálogos.

Assim, você fará associações entre forma, som e significado, além de treinar o reconhecimento de várias palavras no outro idioma.

7. Traduza

Faça exercícios de traduções do português para o espanhol, mentalmente ou escrevendo em um caderno de notas. Se você estiver andando na rua e ler alguma plaquinha, panfleto ou letreiro tente traduzir para o espanhol e até mesmo soletre o que você ler. Tentar traduzir do português para o espanhol, mesmo que mentalmente é um exercício muito eficaz. E é uma delícia fazê-lo, você acaba traduzindo e aprendendo com efetividade.


8 comentários:

  1. Muito boas tuas dicas.Bem importantes! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Realmente, aprender outra língua além da dedicação e esforço, o importante é falar. É como aprender a nadar sem cair na água - teoria, apenas! Gostei da postagem e deste espaço - maravilhoso! Parabéns! Abraço! Laerte.

    ResponderExcluir
  3. Gostei de ver o seu post, Érika, ótimas dicas.
    Obrigada pelos comentários no Fragmentos Poéticos.
    Um abraço...

    ResponderExcluir
  4. Achei os ensinamentos todos corretos.
    Mas há uma predisposição: estudei muito mais francês
    e sempre fui muito mais fluente em inglès...
    Muito sucesso para si, Érika.
    Tudo bom.
    Beijo
    ~~~

    ResponderExcluir
  5. Una de las cosas que nos dices que palabras similares en español y portugués pero su significado es distintos. Decirte que a la misma cosa la llamamos de forma diferente no solo en España y las naciones de América de habla española, también entre zonas próximas.

    Saludos.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.