Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

6 Técnicas infalíveis para ler mais e melhor. [ A número cinco é a mais interessante ]

Que tal começar mais um ano e estabelecer novas metas e objetivos? Se uma das suas metas for ler mais e com mais qualidade no ano de 2019 e se você quer realmente cumpri-la, esse artigo foi feito para você.


1- Tenha sempre um livro ao seu alcance



Perdi a conta de quantos livros eu já li dentro de um ônibus ou do metrô, esperando para ser atendida no banco, na sala de espera do consultório...Que tal pegar um livro em vez de ficar trocando mensagens ou olhando o feed das redes sociais? Somando as páginas lidas nesses minutinhos ociosos, é possível ler livros inteiros.

2-  Adiquira equipamentos como Kobo e Kindle ou livros pockets (livros de bolso).

Essa dica acaba complementando a dica anterior, porque é mais fácil carregarmos um livro de bolso ou um kindle/ kobo ao sair de casa do que um livro grande e pesado, que ocupe muito espaço e pese na bolsa ou mochila.

Bons aparelhos de leitura, como o Kindle e o Kobo, atualizam as marcações de página em cada dispositivo e permitem que a leitura continue sem interrupções. São leves, tamanho razoável para manusear e dentro deles cabem centenas de livros. Ao contrário do que muitos pensam, não cansam a visão e a letra e margens podem ser alteradas, para proporcionar uma leitura mais confortável.

Já livros de bolso são fáceis de manusear e costumam ter um custo menor. 

3- Crie um compromisso e estabeleça uma rotina

Reserve um momento diário para a leitura, é uma forma de vencer as distrações do dia-a-dia e a tentação de deixar os livros para depois. Você não tem tempo livre e anda muito ocupado? E se deixar de navegar pelas redes sociais antes de dormir ou antes de jantar, por exemplo? . Alguns preferem ler na cama antes de dormir.Outros se sentem mais dispostos pela manhã, antes de ir para o trabalho. O importante é respeitar o tempo dedicado à leitura e, se possível, tentar estendê-lo. Aos poucos, ler se tornará um prazer cotidiano e você se sentirá ansioso para encontrar-se novamente com os livros.

4 - Interaja com o livro que estiver lendo.



Esteja sempre com uma caneta a disposição, pode ser uma caneta marca-texto ou um lápis. Rabisque notas, escreva ideias e perguntas e volte frequentemente a elas. Escreva sempre que tiver vontade, se você prefere não escrever diretamento no livro, utilize post-its ou escreva a lápis.Você vai se surprender com essa dica, seus próprios livros podem ser escritos a partir dessas anotações. Além disso, essa técnica fará com que a leitura seja aprofundada e com que você consiga compreender melhor o livro que você está lendo.

5- Desafie-se a ler por 15 minutos  [a mais interessante!!]


 Outra técnica bem interessante é de ler por 15 minutos . Ler pouco é melhor do que não ler nada… isso fará com que você adquira o hábito e vai ser algo rotineiro. Novos hábitos sempre podem ser estabelecidos, sendo que a regularidade é a melhor forma de consolidá-los. Aos poucos, com o passar do tempo, vá aumentando o tempo de leitura e perceberá como ler mais e mais. 

6) Elimine as distrações



Foco e concentração são a chave para ler bem e mais rápido.Fique longe de celulares, televisão e outras distrações. Tente não ler ouvindo música. Ao estarmos atentos ao livro que estamos lendo, evitamos ler novamente evitando assim, perdas de tempo. No começo pode ser até difícil, mas quanto mais nos esforçamos a ter foco, mas nos focamos com facilidade.

Com essas dicas, você irá ler mais e melhor. São técnicas fáceis, acessíveis e práticas e tenho certeza que são infalíveis.

23 comentários:

  1. Todas bem boas e realmente a n.5 e a mais eficiente! Bjs chica

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visitinha e colocaste aqui dicas valiosas.
    Vou começar a praticar a 5.
    Um Feliz Ano Novo para você.
    Um carinhoso abraço
    Verena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz ano novo pra vc também, muitas felicidades neste ano que inicia.

      Excluir
  3. Desejo que em
    2019 seu blog continue assim
    lindo e infirmativo.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante.

    Só agora me foi possível regressar, agradecendo a atenção e esperando que tenham sido umas boas festas e desejando um excelente 2019.
    Bjs

    Olhar D'Ouro - bLoG
    Olhar D'Ouro - fAcEbOOk
    Olhar D'Ouro – yOutUbE * Visitem & subcrevam

    ResponderExcluir
  5. Todo esto suena hermoso pero creo que ya no podemos volver atrás en estos tiempos que estamos viviendo ya son muy pocos los que toman un libro, todos están con el celular en mano, seria genial volver a ver gente leyendo como antes. Una hermosa entrada interesante. Un abrazo feliz 2019

    ResponderExcluir
  6. Boas dias! É de facto uma das minhas resoluções de ano novo, ler mais!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. oi amiga, tudo de bom o seu blog. Já me inscrevi para receber as atualizações. Ahh, e obrigada pela visita, fiquei orgulhosa. abraços e tenha um ano maravilhoso.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Erika,
    Magníficas dicas e preciso seguir algumas...;))!!
    Beijinhos e BOM ANO NOVO!
    Ailime

    ResponderExcluir
  9. Oi Erika,
    Você é muito boa leitora, por isso escreve bem.
    Eu fiz diferente: quando criança só tinha o livro didático da escola, então quando comprava alguma coisa pra minha tia "mãe", guardava os jornais, ia recortando o que dava para ler e ia montando estorinhas com as minhas escritas. Virei professora tamanha era minha vontade desde já com meus dez de contar estórias e ensinar continhas na terra, onde brincávamos.
    Quando arrumei meu primeiro emprego comecei a comprar livros, tenho três estantes abarrotadas de livros, mas gosto de escrever histórias de vidas, pois juntando os relatos fui me aprimorando um pouco mais.
    Agora mais escrevo do que leio. Parei um pouco no tempo; adoeci.
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  10. São realmente sugestões muito interessantes. Já pratico as mais tradicionais...
    Quando o livro 'me agarra', preciso de despertador para parar de ler... Rsss...
    Que seja um ano profícuo em leitura para todos.
    Ótimo fim de semana, Érika.
    ~~~

    ResponderExcluir
  11. Olá, Érika!

    Qdo era estudante como você lia imenso. Li os clássicos portugueses, franceses e ingleses, os mais famosos, quero dizer.

    De há uns aninhos a essa parte, e como sou professora, volto a ler o k já tinha lido e "obrigo" -rs os alunos a lerem. Tem de ser, pke os hábitos de leitura estão se perdendo.

    Tu escreves mto bem, Érika. Tua pontuação é excelente e as dicas, que aqui nos indicas são mto pertinentes. Devesa ser mto boa aluna, deduzo! Verdade?

    Não sei se já conheces meu blog ou não. Terei mto gosto numa visitinha tua. Obrigada!

    Beijos e bom ano novo.

    ResponderExcluir
  12. Olá Erika
    Ótima postagem. Amo a leitura. Comecei 2019 lendo o livro de Luciano Subirá: "Até que nada mais importe." Muito bom. Tenho um objetivo de ler um livro cada mês e a leitura da Bíblia todos os dias, enriquece a vida. Bjs querida.

    ResponderExcluir
  13. Originales ideas a las cuales solo pasa que hay que poner en practica como las propuestas de año nuevo.
    Mis deseos para todos aquellos que te rodean y a ti para el nuevo año.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  14. Oi Erika! Adorei as dicas e algumas delas são partes de minha vida. Ótima semana. Beijos,

    ResponderExcluir
  15. Gostei e concordo com seus conselhos, Erika. Ler não só é necessário. É estar presente no mundo, acredito.
    Feliz 2019. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  16. Gostei das dicas que deviam ser seguidas por muitas pessoas…
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  17. Boas dicas Erika. Beijinho e bom ano.

    ResponderExcluir
  18. Ótimo post porque estou tentando habituar meu filho a fazer isso (entre outros hábitos saudáveis).

    Tenho falado para ele exatamente da questão dos 15 minutos de concentração (não só para a leitura). Como é difícil! Essa geração é super estimulada por eletrônicos e troca tudo por um joguinho. A gente tenta dar o exemplo aqui, espero vencer essa batalha!

    ResponderExcluir
  19. Preciosas dicas, para se readquirir o hábito da leitura... pois de facto, os gadgets tomaram de assalto as nossas vidas... mas a superficialidade das redes sociais, não nos proporciona a mesma riqueza de um bom livro...
    Beijinhos! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.