Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Por que existem tantas guerras?

Ao longo da História da Humanidade, romanos, árabes, gregos, mongóis e muitos outros povos, em todos os cantos do planeta, delimitaram com o sangue de milhões de pessoas as fronteiras que atualmente devem ser mundialmente respeitadas.

A busca por acumulação de riquezas, a ambição por ampliar territórios e poder, a intolerância e o desrespeito pelas diferenças de etnias, religião e cultura entre as pessoas sempre levaram os soberanos a usar quaisquer meios para atingir seus objetivos. Não importava a dor e a vida de milhões de pessoas, que muitas vezes nem sabiam por  que estavam lutando ou sofrendo as penas das guerras.

Os incontáveis relatos e imagens das atrocidades cometidas nas guerras nunca foram suficientes para convencer os govenantes a não utilizá-las para conquistar mais poder. Elas continuam sendo o instrumento pelo qual aqueles que dominam o espaço terrestre tentam impor seu domínio até os dias de hoje.



Embora existam meios diplomáticos extremamente eficientes para evitar o uso da violência e da opressão, levando ao entendimento entre os povos, as guerras continuam a proliferar, em pleno século XXI, aterrorizando e matando em vários continentes.

Nesse panorama de conflitos, em que o raciocínio primitivo prevalece sobre o senso de coletividade, observamos as grandes potências investirem bilhões em recursos para ampliar cada vez mais a tecnologia aplicada à indústria de armamentos, quando poderiam empregá-los na erradicação da miséria, na cura de doenças ou na preservação  ambiental. Vemos também essas nações justificarem tais investimentos alegando que necessitam estar preparadas para manter a segurança da população, que muitas vezes não tem condições básicas de sobrevivência por falta de investimentos internos que lhe garantam uma vida digna, porque foram desviados para a tecnologia bélica.

A indústria e o comércio de armas têm crescido em todo o mundo e gerado concorrência entre as grandes potências mundiais, estimulando os países pobres a investir na tecnologia bélica ou na comercialização de armas, desviando recursos de áreas essenciais para sua população.


Os armamentos também chegam de forma ilegal às mãos  de gangues e grupos guerrilheiros, que os utilizam para oprimir populações carentes em países pobres, escravizando-as pelo terror, de acordo com seus interesses e intenções políticas ou econômicas. Esses grupos transformaram-se em verdadeiros poderes paralelos, ligados em geral ao tráfico de drogas ou a políticos que se opõem aos governos locais, originando sangrentas e cruéis guerras civis, principalmente na África e na América.

A Segunda Guerra Mundial ( 1939-1945)  a mais sangrenta de que se tem notícia, trouxe alguns avanços na tentativa de entendimento entre as nações. Após seu término, foi criada a  Organização das Nações Unidas (ONU), com o intuito de estimular o diálogo e a diplomacia para evitar conflitos. Embora a ONU não tenha conseguido impedir que as guerras aconteçam, é atualmente a mais importante instituição mundial para a promoção do diálogo e a manutenção da paz entre os povos do mundo.



Fontes das imagens: Google
Fonte do texto: BELINE, Sandra, Joyce Marins Araújo Santos. EJA 8º ano,  3ª edição, São Paulo, IBEP. 2013, págs. 245- 246.

8 comentários:

  1. Querida Érika, bom dia!
    Postagem que nos dá uma boa aula de História, a triste História das Guerras, infelizmente isso não tem fim, o homem é de guerra mesmo, nem pensam em dialogar para estimular a paz, que pena que é assim!
    Abraços apertados querida amiga!

    ResponderExcluir
  2. Fantástico texto! Amei!

    Beijos e um excelente dia!

    ResponderExcluir
  3. Há uma imagem de competição arraigada na espécie humana que não mede os meios pois, visualiza-se os fins... Infelizmente.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Um belíssimo texto, Érika!
    Infelizmente, as guerras existem... porque são sempre bem rentáveis para alguém... para uma industria de armamento, e interesses que girem em torno disso mesmo... e mesmo em país onde há paz... até há dirigentes mundiais, que crêem que distribuir armas pela população... é a solução ideal para acabar com a violência... nos Estates, por exemplo já se defende a ideia de que professores devem andar armados, para proteger escolas... pode um coisa assim?...
    Tudo isto tem interesses, muito poderosos por trás!... e a paz... é o menor dos seus interesses... infelizmente!
    Beijinhos! Continuação de uma boa semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  5. Acho que as guerras existem porque as pessoas existem.
    Me doeu esta foto: as crianças e os soldados. Será que ainda estão vivos?

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Erika, vejo com muita tristeza a evolução desse triste episódio, dizimar vidas inocentes principalmente crianças, causa uma dor imensa, esses animais humanos não têm alma. Oportuno o relato!

    Tenha um ótimo findi!

    http://blogandocoletivamente.blogspot.com.br

    http://afetocolorido.blogspot.com.br

    http://experiemntalailabrito.blogspot.com.br

    http://senhoradosertao.blogspot.com.br

    http://preenchendootempo,blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.