Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Conflitos no Mundo Atual

Em todos os continentes existem focos de conflitos por causa da intolerância racial, étnica e religiosa, ou por disputas territoriais, econômicas e políticas. Leia abaixo um breve resumo para que possamos compreender melhor as circunstâncias de alguns desses conflitos. Essa é a primeira parte desse resumo, em breve publicarei a continuação.

Conflito: Palestina X Israel
Lugar: Ásia

Resumo dos fatos: Disputa de territórios (Faixa de Gaza, Cisjordânia e Cidade de Jerusalém) entre palestinos ( de origem árabe) e judeus ( israelitas). Após a criação do Estado de Israel, em 1948, os palestinos julgam-se prejudicados, por considerarem que são suas as terras ocupadas pelos judeus israelenses. Vários conflitos armados se tornaram constantes na região. As lutas sangrentas, além dos milhares de mortos, incluem atentados terroristas, invasões, construçao de muros e barreiras que impedem o trânsito das populações. Atualmente, Israel devolveu ao controle palestino parte dos territórios em disputa e a Palestina encontra-se em fase de estruturação da organização política e econômica de seu Estado.

Fonte da imagem: Revista Mundo Estranho


Conflito: Iraque
Lugar: Ásia

Invasão do território do Iraque pelos Estados Unidos, Reino Unido e outros países (Coligação), em 2003, sem o consentimento do Conselho de Segurança da ONU, sob a alegação de procurar armas de destruição em massa que poderiam ser usadas em ataques terroristas. As supostas armas não foram encontradas e após o enforcamento do ex-presidente Saddam Hussein em 2006, as tropas da Coligação continuaram no país até o final 2012. O país continua mergulhado numa guerra civil com disputas sangrentas pelo poder de grupos rivais, sunitas e xiitas.

Conflito: Índia x Paquistão
Lugar: Ásia

Os dois países, que são vizinhos, fizeram parte do Império Britânico. Após a libertação, em 1947, passaram  a compor um mesmo Estado. As divergências entre as populações de religião hindu e muçulmana motivaram inúmeros conflitos, que levaram à criação de um Estado mulçumano, o Paquistão, e de um Estado de maioria hindu, a Índia. No entanto, um território ao norte desses países, a Caxemira, ainda hoje é alvo de disputa entre eles. Cada país tem o domínio de uma parte da Caxemira, mas não desiste de conquistar a parte que está sob o controle do adversário, por meio de confrontos sangrentos.


Fonte da imagem: Google



Conflito: Rússia X Chechênia
Lugar: Ásia
A Chechênia é uma pequena república que fazia parte do Império Russo e passou a compor a união soviética (URSS) em 1922. Com o fim da URSS , em 1991, a Chechênia decretou sua independência, que não foi aceita pelo comando da Rússia, república que sucedeu a antiga URSS. A Rússia enviou tropas para a Chechênia, o que desencadeou uma guerra sangrenta que teve um acordo de paz em 1997. Até hoje separatistas chechenos pretendem a independencia do seu país, lançando ataques contra alvos russos, não poupando nem mesmo crianças, para atingir seus objetivos.

Conflito: Tibet X China
Lugar: Ásia
O Tibet é uma área localizada ao sudoeste da China, chamada "Teto do Mundo", por concentrar as maiores altitudes do planeta. Tornou-se independentemente em 1912, mas foi novamente anexada à China em 1950, após a Revolução Comunista. Ocorreram batalhas sangrentas entre os chineses e a resistência tibetana, com denúncias de desrespeito aos direitos humanos por parte dos chineses. Até hoje o Tibet reivindica sua independência, que não é aceita pelo governo chinês.

Fonte: BELINE, Sandra, Joyce Marins Araújo Santos. EJA 8º ano,  3ª edição, São Paulo, IBEP. 2013, págs. 245- 246.

4 comentários:

  1. É o mundo onde nos encontramos!!

    Beijinhos. Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. História, muito bom ler aqui, muitas coisas passam sem que possamos entender, os Palestinos sempre em busca de sua Pátria!
    Recuperar o que era deles!
    Amei ler querida Érika!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  3. Mais um post super interessante, Érika, que nos dá um resumo fantástico, dos confrontos bélicos, mais significativos da actualidade... e o continente africano... com tantos países, mergulhados no caos, na fome, e também em guerrilhas, por motivos religiosos e políticos... também é palco de idêntico desassossego, se bem que com armas bem menos sofisticadas...
    Mais um excelente trabalho informativo e de pesquisa, Érika!
    Beijinhos! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.