Napoleão Bonaparte, grande estrategista militar com exércitos bem treinados e experientes. Invadiu a Rússia em 1812 e neste mesmo ano retirou-se. Suas forças no inicio da campanha contavam com 600 000 soldados e ao término da vergonhosa campanha contava com somente 10 000 soldados.
Napoleão Bonaparte
Fonte: Wikipedia
As especulações para tamanha derrota são atribuídas a dois fatores: inverno rigoroso e botões. Imagine uma guerra ser perdida devido aos botões dos uniformes se transformarem em pó. As roupas não se mantinham fechadas. Os soldados ficam sujeitos ao frio. Você atira e suas calças caem. Você luta e sua camisa se abre.
Por que isso ocorreu?
Porque os botões dos uniformes do exército de Napoleão eram feitos de do metal Estanho, o qual é friável a baixas temperaturas, ou seja, se reduz a fragmentos ou pó facilmente. Isso evidencia a importância minuciosa do estudo das propriedades dos materiais a serem utilizados na fabricação de qualquer objeto com o intuito de evitarem-se surpresas desagradáveis.
Referência:
· COULTER, Penny Le; BURRESON, Jay. Os botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história. Tradução de Maria Luiza X de A. Borges. Rio de Janeiro. Jorge Zahar editora. 2006.
Quem diria!
ResponderExcluirGostei de saber!!!
bj
Essa não!! Como "falar com meus botões" em tempos bicudos, hein!?
ResponderExcluirAbraço.
Interessante post, adorei!
ResponderExcluirBeijinhos
Maria
Divagar Sobre Tudo um Pouco
Oi, Érika. Não sabia disso! Achei interessante também! ;)
ResponderExcluirbeijos!
https://ludantasmusica.blogspot.com.br
Muito bom!!
ResponderExcluirAtrasada... passo para desejar boa noite
Beijinhos
Excelente. De resto, O napoleão já merecia perder…
ResponderExcluirUma boa semana.
Um beijo.
Um post altamente interessante!
ResponderExcluirNão tinha a menor ideia!Adorei ficar sabendo!...
Beijinhos
Ana