Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A gastronomia da região Nordeste

A culinária nordestina é variada, refletindo, quase sempre, as condições econômicas e produtivas das diversas paisagens geoeconômicas dessa região. Frutos do mar e peixes são bastante utilizados na culinária do litoral, enquanto, no sertão, predominam receitas que utilizam a carne e derivados do gado bovino, caprino e ovino. Ainda assim, há várias diferenças regionais, tanto na variedade de pratos quanto em sua forma de preparo (por exemplo, no Ceará, predomina o mungunzá - também chamado macunzá ou muncunzá - salgado, enquanto, em Pernambuco, predomina o doce).
No Maranhão, destaca-se o Cuxá, arroz de Cuxá, Bodó (comida feita de uma erva chamada vinagreira), o peixe pedra e a deliciosa torta de camarão, bem ao estilo maranhense. 
Também no Maranhão se destaca o refrigerante Jesus ou guaraná de Jesus, que é patrimônio maranhense, já o Bolo-de-rolo é patrimônio imaterial de Pernambuco.

Algumas comidas típicas da região são estas: o baião de dois, a carne de sol, o queijo de coalho, o vatapá, o acarajé, a panelada, a buchada, a canjica, o feijão e arroz de coco, o feijão verde, o cozido e o sururu, assim como vários doces feitos de mamão, abóbora, laranja etc. Algumas frutas regionais - não necessariamente nativas da região - são a seriguela, o cajá, o buriti, a cajarana, o umbu, a macaúba, as frutas maranhenses juçara, bacuri, capuaçu, buriti, murici e a pitomba, além de outras também comuns em outras regiões.


Munguzá salgado

Mungunzá doce


Arroz de Cuxá e Peixe Pedra frito

Torta de Camarão

Guaraná de Jesus

Queijo de coalho

Adicionar legenda

Vatapá


Acarajé

Baião de dois


Doce de mamão

Canjica


Cajá

Siriguela

Murici

Deguste essas delícias!

3 comentários:

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.