A riqueza cultural dessa região é visível para além de suas manifestações folclóricas e populares. A literatura nordestina tem dado contribuições para o cenário literário brasileiro, destacando-se nomes como Jorge Amado, José de Alencar, Manuel Bandeira, Rachel de Queiroz, Graciliano Ramos, dentre muitos outros.
Jorge Amado
José de Alencar
Manuel Bandeira
Rachel de Queiroz
Graciliano Ramos
Na literatura, podem-se citar a literatura popular de cordel, que remonta ao período colonial, (a literatura de cordel veio com os portugueses e tem origem na Idade Média europeia) e numerosas manifestações artísticas de cunho popular que se manifestam oralmente, tais como: os cantores de repentes e de embolada. No Ceará, Patativa do Assaré surpreendeu por seus versos que seguiam formas metrificadas semelhantes aos versos de Camões.
Patativa do Assaré
Livreto de Cordel
A cultura da região é também um atrativo para o turista. Todos os estados têm tradições diferentes. Olinda, no Estado de Pernambuco, apresenta vestígios do Brasil Neerlandês (Nova Holanda); São Luís, no Estado do Maranhão, apresenta características com a França Equinocial. Salvador, no Estado da Bahia, traz os monumentos da sede politico-administrativa do Brasil Colonial; e Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália, também no Estado da Bahia, revela, por meio de monumento, a chegada das esquadras do Descobrimento do Brasil.
muitto bom !!!!!
ResponderExcluirMUITO BOM.. ME AJUDO MUITO NO MEU TRABALHO.
ResponderExcluirajudo no meu tbm
ResponderExcluirInteressante. ...
ResponderExcluir