A culinária nordestina é variada, refletindo, quase sempre, as condições econômicas e produtivas das diversas paisagens geoeconômicas dessa região. Frutos do mar e peixes são bastante utilizados na culinária do litoral, enquanto, no sertão, predominam receitas que utilizam a carne e derivados do gado bovino, caprino e ovino. Ainda assim, há várias diferenças regionais, tanto na variedade de pratos quanto em sua forma de preparo (por exemplo, no Ceará, predomina o mungunzá - também chamado macunzá ou muncunzá - salgado, enquanto, em Pernambuco, predomina o doce).
No Maranhão, destaca-se o Cuxá, arroz de Cuxá, Bodó (comida feita de uma erva chamada vinagreira), o peixe pedra e a deliciosa torta de camarão, bem ao estilo maranhense.
Também no Maranhão se destaca o refrigerante Jesus ou guaraná de Jesus, que é patrimônio maranhense, já o Bolo-de-rolo é patrimônio imaterial de Pernambuco.
Algumas comidas típicas da região são estas: o baião de dois, a carne de sol, o queijo de coalho, o vatapá, o acarajé, a panelada, a buchada, a canjica, o feijão e arroz de coco, o feijão verde, o cozido e o sururu, assim como vários doces feitos de mamão, abóbora, laranja etc. Algumas frutas regionais - não necessariamente nativas da região - são a seriguela, o cajá, o buriti, a cajarana, o umbu, a macaúba, as frutas maranhenses juçara, bacuri, capuaçu, buriti, murici e a pitomba, além de outras também comuns em outras regiões.
|
Munguzá salgado |
|
Mungunzá doce
|
Adooro sorvete de Murici! Adoro o Nordeste!
ResponderExcluirNossa terra é ma-ra-vi-lho-sa!
ResponderExcluirme ajudarao a fazer meu trabalho
ResponderExcluir