Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

terça-feira, 19 de maio de 2020

História e geografia de Roraima

Roraima


Em 1962, o antigo território Rio Branco passou a se chamar Roraima, expressão indígena que significa "monte verde". O território tem uma área de 230 104 km² e a maior parte da população vive na capital, Boa Vista, localizada na margem direita do Rio Branco.

A atividade econômica mais importante na região é a pecuária. A agricultura destina-se principalmente à subsistência. O comércio nas duas principais cidades do território (Boa Vista e Caracaraí) é pouco desenvolvido. Em Boa Vista, para suprir o mercado de legumes, verduras, frutas e aves,  a Prefeitura,  em 1980, organizou o Distrito Hortifrutigranjeiro de Boa Vista. 

Visando a estimular a colonização de Roraima, o Governo elaborou um projeto de aproveitamento do rio Cotingo para a construção de uma hidrelétrica, que deveria fornecer 1 milhão de quilowatts ao território. O custo da obra estava calculado em 750 milhões de dólares .Ainda dentro desse plano, em 1981 o Governo resolveu fornecer gratuitamente aos migrantes (principalmente nordestinos) glebas de terra de até 300 hectares. Além das terras , o Governo do território pagava as despesas de viagem e ajudava os colonos, emprestando máquinas e fornecendo financiamentos através do Banco de Roraima S.A. Com tal plano, as autoridades pretendiam que 1,5 milhões de hectares, hoje improdutivos, passassem a produzir, elevando as rendas do território e, assim, fazendo crescer cidades e trazendo progresso para a região.


Ocupação do território

No período colonial, o território foi disputado por espanhóis, holandeses e ingleses. Só em 1858, durante o Império, com a criação da freguesia de Nossa Senhora do Carmo - que em 1890 deu origem ao município de Boa Vista do Rio Branco, integrado ao Estado do Amazonas- a ocupação da região ficou garantida.  Em 1904, com o término da disputa territorial com a Inglaterra, o Brasil perdeu as terras do Pirara, ao norte. Em 1943, com o desmembramento de uma área do Amazonas, foi criado o território federal do Rio Branco. Em 1962, a denominação foi alterada para Roraima, expressão indígena que significa "monte verde". Em 1980, a administração do território sofreu reformulação visando a transformá-lo em Estado. 


Fonte: Conhecer Atual - Brasil, editora Abril.

4 comentários:

  1. Olá tudo bem? Quanto tempo!
    Espero que esteja tudo bem desse lado de cá...
    Com certeza um belo post, obrigada pela partilha.
    Boa semana.
    janicce.

    ResponderExcluir
  2. Brasil es un enorme país, pero no sabía que había perdido territorio, incluso sería más grande de lo que ya es. Saludos desde El Blog de Boris Estebitan.

    ResponderExcluir
  3. Uma postagem super interessante, repleta de imensa informação que confesso desconhecia, em relação à história de Estado...
    Estou sempre a aprender por aqui!...
    Oi, Érika! Faz o maior tempão, que não passava por aqui... mas 2020 não está a ser um ano muito fácil... nos últimos meses, a minha disponibilidade, tem diminuído imenso... para aqui atolada, em mil medidas de precaução, para evitar que a minha mãe, tenha algum problema de saúde, com o vírus que tomou o mundo de assalto... pois ela pertence a um grupo de alto risco...
    Estimo que tudo esteja bem, aí desse lado, com você e todos os seus!
    No momento fazendo uma pausa em termos de publicações, por lá no meu canto... e aproveitando este interregno também para ir visitando os amigos da Net, a que não consegui dar muita atenção, nestes últimos e conturbados tempos...
    Deixo um beijinho! E os meus votos de tudo a correr o melhor possível, aí desse lado!...
    Ana

    ResponderExcluir
  4. Erika algo debió pasar para no ver este reportaje sobre la historia de Brasil, que por cierto me parece extraordinario.

    Saludos.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.