Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Colocar a si mesmo em segundo lugar não é egoísmo

Partindo-se da premissa que Deus deve estar sempre em primeiro lugar em nossas vidas, de que ele está sempre no centro, e de que ele é o nosso amor maior eterno e invulnerável - colocar-se em segundo lugar jamais será egoísmo. Como diria Charles Chaplin, "Aprender a se colocar em primeiro lugar não é egoísmo nem orgulho. É amor-próprio."

Todos devemos aprender a nos amar, a nos auto preservar a nos autocuidar. Para amar o outro é preciso amar primeiramente a nós mesmos, pois se não nosso companheiro(a) acaba nos desvalorizando e/ou nos humilhando. A quantas pessoas nós demos as nossas mãos e estas acabavam nos traindo pelas costas? Quantos "amigos" nos caluniaram e nos difamaram? Quantas pessoas nos enganaram 2,3, 10 vezes e fazemos de conta que perdoamos e damos a outra face à tapa? Estas atitudes não são características de pessoas boas, é característica de pessoas que esquecem de si mesmas e que abrem mão da própria paz de espírito.

Saiba que se amar não é egoísmo, mas se preservar e cuidar de si. Para amar o outro é preciso se amar acima de todas as coisas, assim você não passará na frente o desejo do outro e esquecerá dos seus.

 Para agradar aos outros muitas vezes nos abandonamos. Cada um de nós tem sua própria individualidade, valores, temos nossa própria sensibilidade. Temos que nos respeitar para que os outros nos respeitem, para que não nos tornemos objetos que as pessoas usam e jogam fora. Tudo o que negamos para nós mesmos a vida nos nega. Temos que tomar posse da nossa própria paz, da nossa própria felicidade. Temos que procurar nossas fortalezas e enfrentar as pessoas que nos maltratam, que nos fazem mal, que nos desrespeitam.

Tem muita mulher que aceita qualquer namorado por desespero. Tem muita gente que aceita ser humilhado pelos parentes, que acha que é normal servir de chacota. A autoestima é tudo nessa vida, se você acha que é incapaz, que não merece e que não é digno, quem é que vai te dizer que é? O mundo passa por cima de nós tal qual um rolo compressor, abaixar a cabeça não é opção.

Esta não é uma fórmula salvadora, a vida não é preto no branco. Todo mundo tem seus infortúnios, suas injustiças e seus próprios erros.


Erika Oliveira

Um comentário:

  1. Um texto brilhante, com o qual muito me identifico!
    Se não gostarmos de nós... quem o fará?...
    Belíssima reflexão, Érika! Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.