Amapá
Disputada por várias nações no século XVIII, a região do Amapá viria a se firmar como território em 1943. Possui uma área de 140 276 km², está localizado na região Norte e tem uma população de mais de 750 mil habitantes. A baixa densidade demográfica do território (4,7hab/km²) permitiu que a floresta amazônica - que recobre todo o oeste e o centro do território - se mantivesse com pouca interferência humana.
A maior parte da população se encontra na região leste: apenas duas pequenas áreas do planalto central e ocidental, dominado pelas cristas montanhosas da serra do Tumucumaque, foram efetivamente ocupadas - a região das nascentes do rio Caciporé e a região da Serra do Navio.
Os principais municípios do território são Macapá ( a capital), Magazão, Amapá e Calçoene. Macapá localiza-se na margem esquerda do rio Amazonas. Dispersas pela planície litorânea, a pecuária e a agricultura se destinam quase exclusivamente ao consumo local. A grande fonte de riqueza do Amapá é a exploração mineral.
Na década de 50, a Indústria e Comércio de Minérios S.A. (Icomi, associação do Grupo Antunes com a empresa norte-americana Bethlehem Steel) se tornou proprietária dos 40 milhões de toneladas de manganês da Serra do Navio, a 200 km de Macapá. Em 25 anos de exploração intensiva, as reservas caíram para 8 milhões de toneladas. Para fornecer energia à Icomi (e à cidade de Macapá), foi construída a hidrelétrica Coaracy Nunes, próxima à Serra do Navio, com capacidade para gerar 70 000 kW. Como havia sobra de energia, devido à pouca quantidade de consumidores, Macapá tornou-se a cidade mais bem iluminada do país, com 8 mil luminárias! Para manter as turbinas em funcionamento, em 1980 a hidrelétrica era obrigada a descarregar nos rios as sobras de energia (cerca de 20 mil kW/h).
Fortaleza de São José |
A origem do Amapá
A região do Amapá foi concedida a Portugal pelo tratado de Tordesilhas e entregue a Bento Manuel Parente como o nome de capitania da Costa do Cabo Norte, em 1637. Para enfrentar as frequentes invasões francesas, de 1764 a 1782, foi construída na vila de Macapá a maior fortaleza do Brasil- Colônia: a fortaleza de São José do Macapá. Como a França continuou reinvindicando o território, a questão foi levada à Comissão de Arbitramento, em Genebra, que deu ganho de causa ao Brasil, em dezembro de 1900.
Igreja de São José |
Em 1943, a região foi desmembrada do Estado do Pará, originando o território federal do Amapá.
Fonte: Enciclopédia Conhecer Atual - Brasil - Editora Abril
Gostei de ler e saber...
ResponderExcluirTudo pelo melhor.
~~~~~~
Desconhecia por completo mas gostei de ficar a conhecer.
ResponderExcluirUm abraço e tenha uma Santa Páscoa.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados
Agradeço a sua visita ao meu blog. Gostei de ler, pois pude um poco mais aprender.
ResponderExcluirA nossa história é rica e o Amapá é uma bela região. Apesar das circunstâncias,uma feliz e santa Páscoa ! Beijinhos
ResponderExcluirComo nos dices gracias a la poca población se sigue conservando la selva amazónica.
ResponderExcluirSaludos.
Boa noite de Sexta da Paixão, querida amiga Érika!
ResponderExcluirJá estive em Rondônia e junto ao Acre. Não conheço o Amapá.
Foi bom ter visto aqui algo relevante a mais de um pedacinho do nosso Brasil amado.
Tenha dias abençoados!
A caminho da Páscoa...
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
🌼🕊️😇🙏💙😘
Oi Érica,
ResponderExcluirGostei da sua aula de História, e sempre fui professora também de alfabetização e fiz muita monografias de Física e matemática.
Beijos no coração
Lua Singular
Parabéns pelo blog, no qual a junção da arte, cultura e espiritualidade são elementos que irão nos oportunizar mais conhecimentos, por meio de suas partilhas. Essa é uma das postagens que acresceu meus conhecimentos, amei! Obrigada pela visita e carinho em um dos meus espaços e por me seguir.
ResponderExcluirBeijos carinhosos!
Mais uma região brasileira que eu desconhecia por completo!...
ResponderExcluirExcelente e interessante post, como sempre, Érika!
Beijinhos
Ana
youtube.com/embed/5lm5n_n_t0n_1_video_video_and_tv
ResponderExcluiryoutube.com/embed/5lm5n_n_t0n_1_video_and_tv Video and views of the video for youtube mp3 YouTube: youtube.com, youtube.com.