Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Crie a sua marca pessoal!

Vamos agora fazer um exercício. Qual é a primeira pessoa que vem à sua mente quando você pensa em determinação? Qual é a pessoa mais estudiosa que você conhece? Na sua família, quem é a pessoa mais preguiçosa? E a pessoa que mais gosta de deixar as coisas pra resolver no outro dia?
Para cada pergunta desse exercício foram necessários no máximo uns 3 minutos, não é verdade? Quando conhecemos as pessoas, muitas características se revelam e assim conseguimos distinguir essa pessoa das demais, sejam por bons ou maus hábitos, por traços bons ou ruins de personalidade. Querendo ou não, isso é a marca pessoal dessas pessoas.

Marca pessoal é o marketing que cada um tem. Muitos dissociam esses dois conceitos, mas um não existe sem o outro. Em sociedade somos vistos, em casa ou na escola ou no trabalho, e somos notados. Não há como fugir. Você já pensou que tipo de marca você está deixando no mundo e que tipo de marketing você faz de si mesmo?

Hoje em dia estamos no mercado de trabalho tal qual um produto em prateleira de supermercado. Temos que ter a melhor imagem e principalmente o melhor conteúdo para alcançar os nossos sonhos. Sendo assim, você tem que criar uma marca forte para poder "vender" o seu produto.

Sua marca dependerá apenas de você, é criada com base em seus princípios, dons, competências, valores e principalmente hábitos e atitudes. A atriz Judy Garland já dizia: Seja sempre a melhor versão de si mesmo, e não a segunda melhor versão de uma outra pessoa, da mesma forma, não imite nem copie outras pessoas e seja você mesmo.

Para criar a sua marca pessoal, é preciso conhecer a si mesmo, definir suas expectativas e saber que imagem você passa. 

CONHECER A SI MESMO

Estamos na era do autoconhecimento: cursos, livros, palestras estão disponíveis nos quatro cantos da internet. Esse fenômeno ocorre porque as pessoas descobriram que a busca pela sua própria identidade traz mudanças à vida de qualquer um. E o melhor de tudo é que você não precisa ir meditar nas cavernas do himalaia para se autoconhecer! 


Desafios, metas e objetivos são traçados quando a pessoa se conhece, quando tem conhecimento de suas próprias características, defeitos e potenciabilidades. Um exercício bem prático é escrever durante uma semana, por alguns minutos durante o dia, algumas linhas sobre você mesmo. Reserve uma agenda pequena e escreva quais são seus valores, princípios, necessidades, medos, interesses, sonhos e desejos a curto, médio e longo prazo. 

É preciso se autoavaliar e encontrar todas as respostas para cada tópico. Procure finalizar essa atividade em uma semana. Quando chegar ao fim do exercício, você terá um arsenal que te auxiliará a definir quem você é no mundo e aonde chegará: você poderá identificar seus pontos a melhorar e também saberá quais suas melhores competências, para usá-las ao seu favor.

DEFINIR EXPECTATIVAS.

Continuando o exercício do tópico anterior, na mesma agenda escreva sobre os seus objetivos profissionais e pessoais. Após definir seus objetivos, responda:

Que tipo de estudante/profissional eu sou?
Que tipo de serviço eu ofereço?
Em que aspectos ele se destaca?
Em que aspectos sou especial?
Sou confiável? 
Sou fiel aos meus amigos e familiares?
Sou responsável e competente?



SAIBA A IMAGEM QUE VOCÊ PASSA

Vivemos em sociedade e mesmo sendo tímidos, convivemos com os demais. Assim como dependemos de outras pessoas essas pessoas dependem de nós. Saber o que essas pessoas pensam ao nosso respeito é importante principalmente para saber se nossas convicções estão alinhadas com nossas ações. 

Continue respondendo na sua agenda?

O que as pessoas pensam de mim?
Que imagem as pessoas têm de mim?
Faço a diferença no meu trabalho?
Que tipo de filho(a)/namorado (a) /esposo(a) /pai/ mãe eu sou? 

Depois de realizar essa autoanálise você saberá quem é, como age e quais seus objetivos para o futuro. Dessa forma, reveja sua conduta, reavalie se os seus caminhos irão te levar aos seus objetivos. A partir do momento que perceber seus erros e enganos do passado, deixe tudo para trás e comece uma vida nova. Se você cair e tropeçar, se levante e continue a caminhada.


Sempre temos algo a melhorar, não somos perfeitos. Busque ser o melhor naquilo que faz e minimize seus erros o máximo possível. Errar é intrínseco à natureza humana e esteja sempre caminhando adiante.

Acredite em você, acredite nos seus projetos e seja apaixonado pelo que você faz. Confiar nos seus princípios e valores é algo que somente você pode fazer por si mesmo. Além disso, quando você tem profunda convicção pelo que faz, outras pessoas vão notar e assim, irão apoiar e colaborar com você.

Melhore os aspectos nos quais você já é reconhecido, identifique os mais importantes para o seu novo posicionamento e invista neles. 

Mesmo sendo o melhor naquilo que faz, busque a humildade e abomine a arrogância do seu comportamento. Arrogância e egocentrismo não valorizam uma marca pessoal e atrasam (e muito!) o desenvolvimento pessoal e profissional. 

Estes são os primeiros passos para você construir uma forte marca pessoal. Procure realizar os exercícios descritos no texto e coloque em prática as dicas. A vida é constante evolução e ruptura de padrões antigos. Não queira ser mais estagnado que um artefato de museu!



13 comentários:

  1. Erika,
    A sua postagem nos leva a refletir...
    Mas, e sempre tem um MAS nessa vida, o autoconhecimento nos direciona na descoberta das nossas qualidades e capacitações, bem como deve nos orientar sobre os pontos que devam ser aperfeiçoados. Porém, é tarefa árdua até para monges tibetanos atingir a primazia desse tipo de conhecimento pessoal, pois, estamos sempre olhando para o outro na análise do semelhante, que de contrapartida, faz o mesmo em nossa relação.
    Mas, vamos tentando atingir o autoconhecimento.
    Até a próxima, pois, passei a lhe seguir!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Erika: "E o melhor de tudo é que você não precisa ir meditar nas cavernas do himalaia para se autoconhecer! rsssss, pura verdade, amiga! O que conta no nosso auto conhecimento é decidirmos, realmente, nos conhecer! E tem algumas ajudas, uma delas é a psicanálise, por que somos assim, por que algumas reações fora do esquadro, por que uma tal insegurança e vários porquês. E leituras, obviamente.
    Gostei dessa postagem, já é uma ajuda para que a pessoa dê o primeiro passo.
    Um beijo, querida, estava com saudades!
    Um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. Nos haces reflexionar y este es un buen momento para ello, estoy de vacaciones y puedo dedicar tiempo a pensar, Gracias hermosa

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do que li, Erika.
    Penso que diretivas e estudos assim podem realmente ajudar
    muito no auto-conhecimento e no acesso ao trabalho.
    Um 'post' meritório pela informação e espírito auxiliador.
    Beijo
    ~~~

    ResponderExcluir
  5. Querida amiga Érika, muito boa postagem em incentivo para que as pessoas possam perder o medo de enfrentar suas verdades e com isso o que realmente querem na vida.
    Embora no campo profissional ainda há muitas dificuldades, principalmente os jovens, ao ter de escolher uma profissão!
    Autoconhecimento, somente se consegue com o passar do tempo, com o amadurecimento, mas muito bom receber incentivos e aqui se encontram!
    Abraços querida amiga!

    ResponderExcluir
  6. Pessoa mais preguiçosa da família e que deixa para depois: eu! Mas no trabalho não sou assim! rs

    Adorei as dicas!

    ResponderExcluir
  7. Um texto muito interessante.
    Para ler e reler.
    Erika, um bom resto de semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. É um texto ótimo, uma reflexão que faz bem a todas as pessoas. Acho que é sempre bom alertar para a importância de uma aprendizagem constante. Beijinhos :)

    ResponderExcluir
  9. ÉRIKA,
    Hoje, tenho festa no A Vivenciar a Vida.
              ESTÁ  CONVIDADA.
            ABRAÇOS AFETUOSOS
    ~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.