Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

sexta-feira, 15 de março de 2019

Sociologia: uma introdução crítica. - um breve resumo

Recentemente estudei um livro do autor Pedro Demo, em que se discute uma introdução alternativa em relação as outras introduções à sociologia.

Obs: este post é puramente científico, não estou me posicionando de forma política, a favor ou contra partidos políticos ou organizações. Comentários desrespeitosos/agressivos serão excluídos.

De acordo com Pedro Demo, as introduções ao estudo da sociologia em geral fundamentam-se em diversas estruturas e organizações sistemáticas e dessa forma, a sociologia não consegue ser definida simples e convencionalmente. Cada autor, cada escritor escreve teses que abrem inúmeros questionamentos e acabam por se envolver em discussões inevitáveis e infinitas. A sociologia tem uma eterna juventude crítica e irreverente, como reflexo de sua crise diária de autodefinição. Ele propõe que seu livro portanto, seja uma alternativa às diversas outras introduções metódicas e sistemáticas.

O autor conceitua que a sociologia não pode ser conceituada como a ciência que estuda a sociedade, devido diversas outras ciências como história, antropologia, psicologia e economia também estudarem a sociedade a partir de ângulos diferentes.

Qualquer ciência necessita de um objeto de estudo, algo suficientemente delineável e de método adequado, como por exemplo a química, que estuda a matéria e suas transformações, ou seja estuda características e propriedades da matéria e a forma como a matéria relaciona-se com a energia.Da mesma forma, Pedro Demo destaca que a sociologia refere-se ao tratamento teórico e prático da desigualdade social.

Portanto, de acordo com Pedro Demo, pode-se definir a sociologia como a ciência que estuda os fenômenos da sociais da desigualdade, procurando explicar porque o privilégio e sucesso são a realidade de poucos e da mesma forma que a miséria e esquecimento são para a maioria, baseando-se em teorias explicativas e combatendo de forma concreta, indo a campo, solucionar os problemas sociais, por meio de partidos políticos e organizações públicas.

Toda sociedade é desigual, tanto as matriarcais quanto as patriarcais, ocidentais ou orientais. Sempre haverá desigualdade porque existem homens e mulheres, brancos e negros, pobres e ricos. Sempre que houver pessoas diferentes haverá domínio e subordinação de alguma dessas partes e a desigualdade existirá, é algo inerente à humanidade, independente de quaisquer épocas estivermos falando.

Além disso o autor fala sobre a regularidade do fenômeno social, ou seja, explica que os fenômenos sociais não podem ser definidos por leis. As leis da relatividade ou as leis da termodinâmica são descrevem o fenômeno observado como lei da natureza, sem questionamento e indubitável. Ele pontua que existem certos acontecimentos sociais que, depois terem sido investigados sobre sua ocorrência, nota-se que são prováveis de serem reincidentes, sendo denominados como regulares.

Este foi um curto resumo de um livro que li e espero que possamos discutir nos comentários aspectos importantes.


REFERÊNCIA:  DEMO. Pedro. Sociologia: uma introdução crítica. 2 ed. São Paulo: Atlas, 19

13 comentários:

  1. A desigualdade nunca deverá ser acentuada para que o fosso entre elementos não seja enorme!
    Bom fim_de_semana ...

    ResponderExcluir
  2. Parece que puede resultar interesante. Conseguir la igualdad es imposible pero acercar diferencias estaría bien, Un abrazo

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente, as desigualdades sempre existirão - feliz ou infelizmente? - e não há nada que se possa fazer a respeito disso...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente sempre exisiu e existirá desigualdade. Creio ser uma chaga terrível e incurável na sociedade. Feliz semana. beijos.

    ResponderExcluir
  5. La igualdad total quizás sea imposible, regímenes políticos que en teoría perseguían eso no lo ponían en practica.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  6. Dentro do espírito de sociologia e solidariedade social,
    tenho uma mensagem que gostava que lesse.
    Abraço
    ~~~

    ResponderExcluir
  7. Grata pelas palavras de apoio e incentivo.
    Beijos
    ~~~

    ResponderExcluir
  8. A sociologia, é uma ciência dinâmica, e altamente interessante... a realidade é sempre tão criativa... que as relações, das pessoas, perante tantos fenómenos, que agitam a sociedade... também têm de o ser, ao lidar com os mesmos...
    A desigualdade... apenas um dos preços a pagar da vida em sociedade... vale a pena estudar... como as sociedades se têm vindo a insensibilizar... para onde foram a solidariedade, o altruísmo... esta cultura do egocentrismo e da superficialidade... e para onde nos irá conduzir a todos... e que no fundo, se opõe ao conceito de social...
    Uma ciência, altamente interessante! Volto a enfatizar!...
    Beijinhos! Feliz semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  9. Desigualdade é inerente à vida, são como dentes de serrote.
    Mas, sociedades surgiram justamente para atenuar as desigualdades.
    Quaisquer regimes, político ou social, que as aprofunde,
    em vez de diminuí-las, têm necessidade urgente de serem modificados!

    ResponderExcluir
  10. Boa noite!
    Estamos na semana Santa.
    Não poderia deixar de passar aqui, mesmo que seja com um comentário colado, fique na certeza de que os meus votos são verdadeiros.
    Cada Semana Santa é uma oportunidade de revivermos o amor de Deus por nós e para que continuamos no caminho da conversão.
    Na Semana Santa, celebramos a paixão, morte e ressurreição daquele que veio ao mundo para modificá-lo, JESUS, e trazer a boa nova que os homens de boa vontade esperavam para transformar o mundo em lugar mais harmonizado.
    O VERDADEIRO ESPIRITO PASCOAL é a RENOVAÇÃO. Renovação de nós como seres humanos em todos os sentidos.
    Desejo que o verdadeiro sentido da Páscoa esteja presente na sua vida com muita paz, muitas alegrias, paz, esperança muito amor e muitas energias renovadas.
    Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  11. Passando para cumprimentar...
    Dias pascais de paz, harmonia e contentamento.
    Tudo bom.
    Beijo carinhoso.
    ~~~

    ResponderExcluir
  12. Não consegui chegar aqui a tempo da Páscoa... mas esperando que tenha sido passada, de uma forma muito feliz, na companhia dos seus, Érika!
    Beijinhos! Votos de uma feliz semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  13. OlÁ Érika, Então como Vai ? São mais distantes as Nossas Visitas mas SEMPRE Sentindo a Ligação da AMIZADE, O Que É O MAIS IMPORTANTE.Tudo de Bom para Si. Um Grande Abraço. Alberto

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.