Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

terça-feira, 9 de outubro de 2018

O que é Religião?

A religião é uma das atividades mais universais conhecidas pela humanidade, sendo praticada por todas as culturas desde o início dos tempos. Contudo, não há uma definição de religião universalmente aceita. A religião parece ter surgido do desejo de encontrar um significado e proprósito definitivos para a vida, geralmente centrado na crença em um ser (ou seres) sobrenatural. Na maioria das religiões, os devotos tentam honrar e/ou influenciar seu deus ou deuses através de preces, sacrifício ou comportamente correto.

Atenção: não venho aqui com esse texto criticar ou expor minha opinião sobre religião, é um texto científico, isento de achismos. Gosto desse tema por ísso coloquei aqui para mais pessoas poderem ler e quero deixar claro que respeito todas as crenças. Comentários desrespeitosos serão apagados.

Surge a pergunta a respeito do que pode ser incluído no que chamamos de  de religião. Podemos, por exemplo, chamar o marxismo-lenismo de religião, ou humanismo ( a crença na humanidade e na razão no lugar de um deus)? Algumas pessoas poderia incluir tais crenças em uma definição moderna de religião como "qualquer coisa à qual oferecemos devoção absoluta"; contudo, tais crenças normalmente não incluem qualquer referência a um ser ( ou deus ) sobrenatural ou máximo. Portanto, é melhor descrevê-las como ideologias e não religiões, embora possam compartilhar muitas das características da religião.

Máscara da África Ocidental usada por curandeiros. Entre muitos povos há uma crença generalizada na magia, a habilidade de mudar o mundo físico atravpes de atos rituais. 


Crenças e práticas

A religião é feita tanto de crenças quanto de práticas. A teologia acadêmica ( especialmente no Ocidente e em relação ao cristianismo) tende a se concentrar na crença. Todavia é importante observar que em algumas sociedades não há uma palavra para religião. Não se trata de um compartimento separado da vida-é um modeo de compreender e viver a própria vida. Mesmo assim, é possível distinguir vários aspectos diferentes em quase toads as religiões. Uma classificação amplamente aceita identifica cinco aspectos: fé, culto, comunidade, credo e código.  A fé é a parte interna da religão; o que as pessoas acreditam, seus sentimentos, de temos e reverência, prece individual, etc. O culto é tudo o que está envolvido na devoção - construções, imagens, altares, rituais, canções sagradas, reuniões de comunidades e assim por diante. A comunidade é o aspecto social da religião- os devotos em um igreja ou templo específicos, a denominação ou seita mais ampla, monfes e freiras, etc. O credo envolve todas as crenças e deias mantidas pela religião como um todo, incluindo escrituras e dideis sobre Deus, anjos, o céu, o inferno e a salvação. O código envolve o modo que as pesoas se comportam devido a suas crenças religiosas e inlui éticas, tabus e ideias sobre o pecado e a santidade.

Famílias e religião

As religiões do mundo podem ser divididas em dois grupos principais - primitivas e universais. As primitivas incluem as religiões tradicionais da África, Australásia, Oceania, algumas regiões da Ásia e os povos primitivos das Américas, além das religiões pré-cristãs da Europa e religões de outros povos antigos. Essas religiões, embora diferentes em detalhes, possuem várias características em comum. Todas elas tendem a ser locais- são específicas para a tribo ou povo que as praticam - e seus praticantes geralmente não as consideram relevantes para outros povos. Dessa maneira, muitos dos mitos e histórias desse tipo de religião lidam com a origem de uma tribo específica. As religiões primitivas remanescentes (  animistas ) tendem a depender em grande parte da tradição oral em ve de escrituras e são geralmente não-missionárias.

O Festival do Ser Supremo na França Revolucionária em 1794. No início, da Revolução Francesa havia um sentimento anticristão considerável. Contudo, em poucos anos, a liderança revolucionária passou a acreditar que a religião era necessária para a estabilidade social e insutroduziu um culto do Ser Supremo.

As religiões universais acreditam ter importância para todo o mundo e tentam, com maior ou menos intensidade, converter pessoas. Além disso, em sua maioria, desenvolveram escrituras que desempenhas um papel central na religião. O islamismo e o cristianismo são exemplos característicos desse tipo de religião universal. Dentro do grupo universal, alguma famílias principais podem ser identificadas A família semítica inclui o judaísmo, o cristianismo  o islamismo, os quais compartilham de uma base comum histórica e geográfica. A família indiana é composta do hinduísmo, do budismo antigo, do jainismo e da doutrina dos sikhs. A família do Extremo Oriente inclui o confucionismo,  o taoísmo e o xintoísmo. Embora qualquer religião normalmente afirme ter sido inspirada por Deus, é importante lembrar que todas elas começam e se desenvolvem em situações históricas, geográficas e culturais específicas que influenciam e moldam a forma tomada pela religião.

Outra forma de classificar grupos de religiões é a distinção entre aquelas com um único deus ( monoteístas) e aquelas com vários deuses( politeístas ). As religiões monoteístas incluem o judaísmo, o cristianismo, e o islamismo. As religiões politeístas incluem as religiões antigas gregas e germânicas e várias religiões primitivas remanescentes.

Religião e secularismo

No século atual, particularmente no Ocidente, algumas pessoas têm notado sinais de declínio na religião e sua substituiçao pelo secularismo (uma crença de que o mundo físico é auto-suficiente e pode ser perfeitamente compreendido pelo discernimento da ciência moderna, sem consultas a explicações sobrenaturais). Embora seja evidente que em algumas sociedades haja um declínio na religião organizada, há poucas provas de que o mesmo ocorra em relação à religiosidade( sentimentos religiosos). Apesar de em muitos países do ocidente um número cada vez menor de pessoasestar frequentando regularmente a igereja, a maioria afirma acreditar em Deus. Tal comportamento podeindicar uma mudança nos padrões de religiosidade, e não necessariamente declínio. Um exemplo disso é o aumento de novos movimentos religiosos em sociedades ocidentais, oferecendo religiões alternativas não-disponíveis no passado. Desse modo, grupos como a meditação transcedental, a Igreja da Unificação  ( seita do reverendo Moon), a Self-Realization Fellowship( cuja organização faço parte), o movimento Hare Krishna e outros atraem seguidores porque, em uma época e mudanças rápidas, muitas pessoas estão desapontadas com religiões tracicionais, embora ainda conservem uma religiosidade básica.

Deve-se lembrar também que enquanto a religião organizada parece estar declinando no Ocidente, na maioria das regiões do mundo as principais religiões universais  especialmente o crisitianismo e o islamismo) estão aumentando a uma velocidade considerável. Desse modo, a religião- sempre presente e em constante mutação - continua sendo um fenômeno quase universal.

 Fonte: Enciclopédia Compacta de Conhecimentos Gerais, Istoé Guiness, Editora Três, 1995.

16 comentários:

  1. Um post bem informativo, gostei de ler e aprender! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  2. Religião na definição mais simples é a fórmula que encontramos para entender alguns dos mistérios que nos incomodam e nos satisfazem!!!... Gostei de ler! Bj

    ResponderExcluir
  3. Não tenho religião, mas sou religiosa... ótimo artigo!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,seu tema é extremamente interessante e polêmico,
    gosto de ler assuntos como este.
    Religião respeito a algo superior. Religar com a divindade. Porém todas as religiões nos levam a procurar a aproximação com o Criador.
    Gostei muito de sua postagem.Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Um tema interessante e apresentado com o rigor que o assunto merece.
    Embora eu seja agnóstico, gosto de ler coisas sobre religiões, tal como a sua crónica.
    Erika, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Como diz o parágrafo final do artigo "...a religião organizada parece
    estar declinando no Ocidente..." e efetivamente está.
    Não é um fato ruim, como pensam alguns, mas a evolução natural
    do pensamento humano.
    Os indivíduos tendem, cada vez mais a raciocinar por si mesmos,
    e isso é incompatível com as religiões organizadas, que "decretam"
    tudo o que o "fiel" pode pensar.
    A tendência natural é agregar novos conceitos e novas hipóteses.
    É também trivial, o conceito de religião como o agrupamento em torno
    de um motivo comum, porém, em todas as "Religiões", sob este aspecto,
    há dissidência e interpretações.
    Por isso, quando se diz "sou de tal religião", na verdade, deveria
    dizer-se "sou de tal seita", o que soa, para nós, pejorativo, mas é
    a real situação.
    Sendo assim, sigo a "seita" Espiritismo, que vai de encontro à quase
    totalidade das "seitas" cristãs, da "Religião" Cristianismo.
    E o que é o Espiritismo?
    Não é "A religião do futuro", e sim, "o futuro das religiões"!
    O Espiritismo caminha junto ao desenvolvimento científico
    (não junto às modas que se dizem científicas, sim um conhecimento
    bem fundamentado), e permite o encadeamento lógico do raciocínio.
    Assim, todas as "Religiões" ou "seitas" assimilarão, muito lentamente,
    claro, as evidências que o Espiritismo (e o correto raciocínio humano)
    lhes fornecer.
    Convém, portanto, estudar o Espiritismo (que não procura angariar
    prosélitos, procura aumentar o número de indivíduos esclarecidos),
    pois, todo conhecimento autêntico deve ser buscado.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Gostei da sua dissertação sobre religião.
    Observamos que está bem informada e que o tema merece-lhe entusiasmo e dedicação.
    Sou daquelas pessoas que fico muito perplexa perante muitas afirmações de criaturas cristãs... louvam, louvam e esquecem as crianças que morrem diariamente de cancer, após longo sofrimento... É um mistério que deveria ser respeitado comedidamente, em silêncio...
    Já fui agnóstica por mais de 20 anos.
    Bom fim de semana.
    Beijo
    ~~~

    ResponderExcluir
  8. Por falar em Religião, acabo de fazer um post sobre uma CATEDRAL que visitei recentemente e é lindíssima.

    O tema religião é um assunto muito discutível por vários motivos,
    um deles, a quantidade de dinheiro que se gastou para decorar as igrejas,
    é tudo do bom e do melhor, peças riquíssimas
    Sou contra tanta riqueza e milhares de pessoas passando fome.

    Caso queira acompanhar os meus posts mais recentes,
    venha até aqui:

    http://orientevsocidente.blogspot.com/

    http://meusmomentosimples.blogspot.com/

    Obrigada pela sua visita e comentários, Érika.
    Boa semana.
    Tulipa

    ResponderExcluir
  9. Bom dia! Sabes,para mim religião é o canal que me leva à Deus! Bom Domingo querida! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia

    Será alguma vez alguém conseguirá explicar o que é a religião?
    Havendo tantos caminhos religiosos, não sei se alguma vez isso será possível.

    Feliz domingo

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, querida!
    Só vou agradecer o parágrafo que diz respeitar todas religiões. Isto revela seu nobre caráter. Parabéns!
    Deus a abençoe muito!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem

    ResponderExcluir
  12. Seguir Jesus, crer no Seu amor é uma coisa, religião é bem outra...

    Boa semana. Abç

    ResponderExcluir
  13. Uma vez ouvi o Mário Sergio Cortella falando que religião não é coisa de gente tonta, religião é coisa de gente, é que tem gente que é tonta e tem gente que não é. Assim também há tontos e não-tontos filósofos, escritores, políticos, etc. Gostei do blog, Érika, um abraço.

    ResponderExcluir
  14. Me parece muy interesante tu blog y este articulo en especial.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  15. Um tema, que muito me fascina... e sendo agnóstica... respeito todas as religiões...
    Mais um post fantástico, Erika!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.