As artes da Grécia e da Roma antigas caracterizam-se por um senso de proporção, harmonia e equilíbrio. Desde o Renascimento, a decoração clássica tem muitas vezes servido como proveitosa fonte de ideias para os arquitetos e as figuras clássicas têm enriquecido a obra de poetas, pintores e escultores. De maneira geral, a forma clássica tem exercido uma ampla influência sobre todas as artes nos últimos 2.500 anos.
Essa influência vem em parte da arquitetura, escultura e cerâmica remanescentes (que tem sido pesquisadas, coletadas e catalogadas com relativo sucesso desde o século XVIII) e, em parte, de textos dos antigos sábios romanos. Entre estes sábios estava Vitrúvio, séc I a.C, cujos textos sobre arquitetura inspiraram Paládio no séc. XVI e Filostrato, séc. II/III, ambos estudados por Mantegna e Rubens em busca do conhecimento das obras desaparecidas dos pintores gregos Apeles e Zêuxis.
Embora atualmente até mesmo fragmentos de potes gregos sejam valorizados, os próprios gregos e romanos eram mais materialistas e preferiam peças elaboradas em ouro e prata. Os artigos em metais preciosos eram os primeiros a ser saqueados ou fundidos em tempos de guerra ou escassez- assim, a maioria dessas obras desapareceram. Restaram, no entanto, as descrições de enormes quantidades de esculturas e vasos feitos em ouro e prata, materiais preferidos pelos melhores artesãos, em relicários, templos e nas casas dos ricos.
O Período Arcaico
O remanescente da arte grega arcaica ( séc. VI e início do séc. V a.C.) consiste principalmente em mármore, cerâmica e algumas peças de bronze. Os artigos de luxo são representados por brasões esculpidos em pedras semipreciosas, jóias e moedas. Além do bezerro de prata em Delfos, talvez o mais impressionante objeto do período ainda existente seja o gigantesco Vaso de Vix, com um metro e sessenta e quatro de altura, utilizado para misturar vinho. A estatueta de uma mulher na tampa e os guerreiros na frias do pescoço do vaso mostram o famoso sorriso enigmático conhecido como " sorriso arcaico", característico de boa parte da escultura ainda no séc. V a.C - costumamos vê-lo nos kouroi (rapazes) e korai (virgens) em mármore de autoria desconhecida, ou na decoração pintada da cerâmica grega arcaica.
Kouros em mármore da Grécia Arcaica. Inspirados em exemplares egípicios, os jovens nus eram caracteristicamente esculpidos na posição de caminhada, tendo os punhos cerrados. |
O Período Clássico
No período clássico ( séc. V e IV a.C. ) há também marcada discrepância entre o que existe e o que sabemos que existiu. A escultura em mármore que um dia adornou o Paternon de Atenas é considerada um exemplo do ideal clássico; em geral, nos esquecemos que seu custo representa cerca de 4% do custo total do edifício e que 50 % foram destinados à estátua cultuada de Atenas Partenos, feita por Fídias em ouro e marfim. Com vinte e seis metros de altura e um total em ouro avaliado atualmente em vinte milhões de dólares, esta e a outra grande obra-prima de Fídias, o Zeus de Olímpia, foram considerados pelos gregos as maiores obras em seu tempo, sendo este útlimo o mantido pelos descendentes de Fídias ainda no século II. Contudo, o metal precioso de que era composto foi retirado por Constantino, o primeiro imperador cristão, e o restante levado para Constantinopla, onde foi destrído pelo fogo no século V. Entretanto, resta ainda a imagem de uma majestosa divindade na posição sentada e com barbas, adotada pelos artistas bizantinos gregos como modelo para o Cristo Pantocrador ( até então o Cristo era imberbe ) e base da poderosa imagem que perdura inda hoje.
Cerâmica vermelha e negra da Grécia Clássica, pintada por Exekias, 550-525 a.C. um dos melhores pintores da Grécia. |
A cerâmica pintada predomina no quadro atual da Grécia clássica, embora seu papel na Antiguidade esteja sendo reavaliado. A maioria das peças é proveniente dos túmulos etruscos ricos, que possivelmente a utilizavam em substituição a vasilhames de prata de mesa. A cerâmica vermelha e negra lembra o surgimento do vasilhame de pátina ("oxidada") de prata, ornamentada com estatuetas de ouro. Um pouco do imaginário foi preservado nas poucas peças da prataria clássica que escaparam do cadinho. O que restou das grandes pinturas clássicas foram descrições contemporâneas impressionantes sobre a habilidade dos grandes pintores na representação da natureza. As pinturas clássicas apresentaram uma visão idealizada do passado, contada à luz das recentes vitórias dos gregos sobre os persas; a arte alegórica foi outra importante contribuição da Grécia.
O Período Helenístico
As conquistas de Alexandre, o Grande (entre elas, a apreensão de 4680 t de ouro e prata dos persas) o engrandeceram mais do que sua contribuiçõ pra as cidades-estados gregas. Houve até um plano de esculpir a penísula de Atos (32 km de comprimento) na forma de um Alexandre reclinado. As cidades de Alexandria, no Egito, Antióquia, na Síria, e Pérgamo, na Ásia Menos (atual Turquia), foram importantes centros artísticos. O grande altar de Zeus de Pérgamo (hoje em Berlim) nos dá uma ideia do esplendor helênico. A "Taça Farnese", atualmente em Nápoles, é uma das poucas peças restantes da arte palaciana do período. A cerâmica vermelha de molde reflete o uso de vasilhames de ouro na mesa dos ricos.
A Arte Romana
Roma foi a sucessora de toda essa arte. A simplicidade da república deu lugar ao luxo extravagante dos Césares. Mais uma vez, temos apenas remanescências de poucas das grandes edificações, outrora cobertas de mármores exóticos e ricos mosaicos. Os afrescos e mosaicos de Pompeia e Herculano representam uma pequena amostra do que existiu. Os escultores recebiam encomendas de retratos do imperador para serem expostos em todo o Império e para decorar monumentos públicos, como a Coluna de Trajano ou o Arco de Constantino, com versões idealizadas dos triunfos imperiais e expressão da propaganda oficial. Descobertas fortuitas, como o Tesouro de Hildeshein, nos dão uma ideia da grande habilidade empregada na produção de baixelas de ouro e prata. Existe uma certa quantidade de artefatos em vidro remanescentes, mas raramente eram considerados artigos de luxo,assim como a cerâmica. Entretanto, a cerâmica de Arretino preserva algo da aparência das obras em ouro que foram perdidas.
Fonte: Enciclopédia Compacta de Conhecimentos Gerais, Istoé Guiness, Editora Três, 1995.
Sete Atores nos Bastidores, mosaico Romano de Pompéia. |
Excelente lição de história.
ResponderExcluirAs coisas que eles faziam, nada comparado com o que é feito hoje e pouco valor tem, tudo à base do cimento... Passe a expressão e desabafo.
Bj
Olhar d'Ouro - bLoG
Olhar d'Ouro - fAcEbOOk
Novidade: Olhar d'Ouro - yOutUbE
Deu para aprender e lembrar esta época fabulosa da história.
ResponderExcluirUm abraço e boa semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros
Que aula fantástica! Grata por partilhares! Beijinhos
ResponderExcluirGosto de ver o seu interesse pela história, Érika!
ResponderExcluirA Europa inteira é repleta de artes e significados gigantescos... Gostei de ver o texto e imagens gregos e romanos...
Muita paz nesta quarta-feira... Abç
Para quem gosta de História ... uma bela partilha !!! Bj
ResponderExcluirOlá Érika, Não sou conhecedor da História.
ResponderExcluirContinu-o a Admirar a sua Multicidade de Conhecimentos tão diversificados.
Abraço. Alberto
Adoro a arte Romana e grega! Gostei de conhecer o teu blog!
ResponderExcluirBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram
Ótimo artigo sobre história de arte...
ResponderExcluirGostei de recordar...
Bj
Quanto foi importante para a história da humanidade a cultura greco-latina. E ainda o é. É óbvio que não existe presente sem passado. E reler é abrir gavetas para ativar a memória.
ResponderExcluirGostei do seu passeio pela minha casa. E se a fiz pensar, refletir, tanto melhor.
Volte sempre...
Bj
Bom dia, Erika
ResponderExcluirObrigada pelo comentário no meu blog, gostei muito. Passando aqui para conhecer o seu cantinho, lugar encantador. Bjs querida.
Oi Erika, bt!
ResponderExcluirQue aula maravilhosa, parabéns!
Bjssssssss e obrigada pelo comentário lá no blog
OI ERIKA!
ResponderExcluirUMA AULA DE HISTÓRIA, ADOREI.
ABRÇS
https://zilanicelia.blogspot.com/
Como puedes ver en mi blog también tengo muestra del arte del antigua Roma ya que la península Ibérica (Portugal y España) fueron una importante provincia del imperio Romano.
ResponderExcluirVi que tenemos seguidores comunes espero que te sigan gustando mis reportajes.
Saludos.
Gosto muito dos Clássicos.
ResponderExcluirBjs
Excelente post.
ResponderExcluirBom fim de semana
Beijinhos
Maria
Divagar Sobre Tudo um Pouco
Es admirable el arte antiguo siempre me a llamado la atención como hacían cosas tan bellas cuando no existían los recursos de hoy, preciosa arte. Fue un placer visitarte con tu permiso me quedaré, por aquí, mil gracias por tu visita a mi humilde espacio. Un abrazo feliz domingo.
ResponderExcluirÉrika, o filme Juventudes Roubadas, é longo mas é muito bonito.
ResponderExcluirÉ um filme de época.
E Alicia Vikander, além de boa atriz é linda.
Bom seu texto sobre história da arte.
Li todos os comentários e estou muito agradecida!
ResponderExcluirMaravilhosa e completa lição de história, sobre o mundo das artes, desta extraordinária época!
ResponderExcluirComo sempre, um post de excelência, por aqui!
Beijinhos
Ana