Domingo passado me deparei com uma notícia triste, lastimável para a humanidade: o Museu Nacional, no Rio de Janeiro,havia sido destruído pelas chamas.
O museu possuía o quinto maior acervo do mundo, continha toda a coleção de rochas da Imperatriz Leopoldina, os murais de Pompeia da Imperatriz Teresa Cristina, as múmias e artefatos que Dom Pedro II havia ganhado em uma viagem ao Egito, bem como o fóssil de 12 mil anos de Luzia. Sem falar das inúmeras outras peças que tinham valor inestimável. Muitas pessoas já haviam alertado que em algum momento, devido a estrutura comprometida do local, isso iria acontecer.
A história, ciência e a cultura no nosso país andam de mãos dadas com o descaso, irresponsabilidade, e corrupção. As pessoas não lêem mais, não se informam, nem estudam. Nas escolas e universidades, os alunos se habituam a reproduzir conteúdos ao invés de desenvolverem o pensamento crítico e o pensamento criativo. O nosso país forma e entrega diplomas a pessoas sem ética, sem capacidade de entender e compreender o mundo e o próximo, sem se importar com o futuro e com as próximas gerações. Nossos magistrados são mais valorizados pelo seu status social, pelo seu currículo profissional do que pela sua capacidade de mudar o mundo ao redor.
Eu nunca fui neste museu. Quando viajei ao Rio de Janeiro, só tive tempo de ir ao Cristo Redentor, à praia de Copacabana, ao Forte e ao Palácio do Catete. Uma pena que nem eu, nem as próximas gerações poderão ter a oportundidade de visitar um local tão incrível, tão rico de arte, cultura, conhecimento e informação.
Não quero me limitar a propagar notícias ruins. Apesar da nossa história estar morrendo um pouquinho por dia, quero fazer minha parte e quero fazer com que as pessoas se inspirem a estudar, a ler, se informar e procurar sempre ser melhor a cada dia. Este blog tem o prazer de existir a mais de sete anos divulgando, informando e produzindo conteúdo.
Então, este foi meu desabafo. Que possamos ser cada vez melhores, mais éticos, mais curiosos, mais altruístas, responsáveis generosos. A humanidade precisa disso.
Fonte da imagem: Revista Veja.
Uma perda que faz doer a alma! Bj
ResponderExcluirUma perda irreparável e lá desapareceu uma boa parte da história e das ciências.
ResponderExcluirUm abraço e bom fim-de-semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados
Aiaiai...como dói, Erika!!! E ruim de saber que não foi o primeiro e não será o último, amiga! Estamos perdendo nossa memória, e os responsáveis estão aí, a se esforçarem a dar desculpas.
ResponderExcluirBeijo, Erika, é muito bom divulgarmos.
Até nos magoa pensar no que aconteceu… Perdeu-se muito da Memória do Brasil e da Humanidade. Sinto uma grande tristeza.
ResponderExcluirUma boa semana.
Um beijo.
Belo texto e pode ter certeza de que você inspira muita gente, eu sou uma delas. Sou um grande fã do seu trabalho e da pessoa que você é, te tenho como uma referência para o tipo de ser humano que eu quero ser.
ResponderExcluirContinue sendo essa pessoa incrível que busca sempre melhorar a cada dia.