terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Vamos ao México?

O México oferece inúmeras opções ao turista, que vão desde ruínas de antigas civilizações, que estão por todas as partes – incluindo aí as pirâmides de Teotihuacán e a cidade murada (e de frente para o oceano) de Tulum, na Riviera Maia -, passando por belíssimas praias, até chegar a uma cidade tão vibrante como São Paulo ou Nova York. Isso mesmo, a Cidade do México, sua capital, com seu trânsito insano e que parece estar sempre acordada, está repleta de grifes internacionais – se o seu interesse for as compras – e ainda de muita história, com seus casarões que remetem ao tempo da colonização espanhola. Sem esquecer também que é lá que está uma das catedrais mais imponentes das Américas, a casa/museu de Frida Kahlo, enigmática pintora mexicana, e até arenas de touradas.

Catedral Metropolitana da Cidade do México Foto: Wikimedia Commons

Praça da Consituição Foto:Divulgação

Palácio de Belas Artes Foto: Wikimedia Commons

Casa Museu de Frida Khalo Foto:Divulgação

Centro Financeiro da Cidade do México Foto: Alejandro Islas Photograph AC/Wikimedia Commons

No arredores da Cidade do México, a apenas 45 km, vale uma visita ao Sítio Arqueológico de Teotihuacán, com suas pirâmides maias que encantam pela sua magnitude. Por lá você vai encontrar a Pirâmide Sol e a Pirâmide da Lua.

Pirâmide do Sol Foto: Divulgação

Pirâmide da Lua Foto: Divulgação

Ao Norte, a cidade de Taxco é um dos principais destinos turísticos do estado de Guerrero. Encravada numa zona resguardada pelos morros e montanhas e graças à intensa exploração das suas jazidas de prata se transformou num dos centros mineiros mais importantes do país. Hoje em dia, em quase todos os cantos do povoado existem lojas onde é possível comprar jóias de prata produzidas na região.  Fora a arquitetura colonial do lugar que chama a atenção de quem a visita.

Cidade de Taxco Foto: Visit Mexico/Divulgação

Já tanto no litoral caribenho, como no lado oposto, no Oceano Pacífico, as opções de praias são fantásticas. Olha só!

A cidade murada (e de frente para o oceano) de Tulum, na Riviera Maia Foto: Divulgação

Playa de Carmen Foto: Divulgação

Sítio arqueológico de Xcaret em Playa del Carmen Foto: Lucas Galodoido

Mergulho em Cozumel Foto: Visit Mexico/Divulgação

Cancun é um dos balneários que mais atrai brasileiros Foto: Divulgação

Acapulco, a miami mexicana Foto: Divulgação

Além dos diversos pontos turísticos que existem no México, vale a pena experimentar também a sua culinária, uma das mais diversificadas do mundo. Agora prepara-se para os condimentos, especialmente a pimenta! Mas é justamente isso que a faz ser única. Quando se fala em gastronomia mexicana, logo se pensa em burritos, enchiladas, guacamole, nachos e tortillas. No entanto, há muitos outros pratos interessantes e deliciosos.  Por isso, não deixe de se aventurar!

Banquete mexicano Foto: Divulgação

Ah, e muita gente também visita o país para demonstrar a sua fé. Para quem não sabe, Nossa Senhora de Guadalupe não é só protetora do México, mas também das Américas, das vocações e das famílias. Portanto muitos peregrinos vão até lá para conhecer a sua Basílica que fica na capital. Cerca de 20 milhões de fiéis circulam anualmente por lá.

O santuário é composto de várias igrejas e capelas, dentre elas as duas basílicas, uma do século XVI, e outra de 1974, cujo projeto é do arquiteto mexicano Pedro Ramírez Vásquez. Esta nova basílica foi construída em razão do afundamento da Antiga devido ao terreno movediço, pois a Cidade do México foi construída em cima de um lago aterrado, o Lago de Texcoco.

Basílica antiga Foto: Wikimedia Commons

Nova Basílica de Guadalupe Foto: Wikimedia Commons



Site do país - www.visitmexico.com/pt

Como chegar – a Aeromexico possui  voos semanais entre Cancún e São Paulo, assim como para a Cidade do México. Outras possibilidades são os voos da Copa Airlines (via Cidade do Panamá), LAN (através de Lima) e TAM. A American Airlines também leva ao país, mas via Miami, nos Estados Unidos.

Moeda – Peso Mexicano, que equivale a aproximadamente R$ 0,17.

Língua – espanhol

Vistos - Os brasileiros poderão viajar para o México e permanecer até 180 dias sem a necessidade do visto.

Fuso horário – duas horas a menos que no Brasil.

Vacinas – sem exigências.

Fonte: Jornal OPovo e blog Andarilho.

3 comentários:

  1. Vamos!
    Já estive na Republica Dominicana.
    Mas gostava de ir ao México. Muito interessante.
    Bjs

    Olhar d'Ouro - bLoG
    Olhar d'Ouro - fAcEbOOk

    ResponderExcluir
  2. Ahhh sabe que eu não conheço o México! Já viajei bastante mas esse aí é um lugar que não fui! Adorei as dicas e as fotos! Um lugar a conhecer! ;)

    beijos!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Mais um lugar absolutamente fascinante, que adoraria conhecer um dia!...
    Motivos de interesse não faltam... e essas paisagens subaquáticas... devem ser um puro fascínio!
    Mais um belíssimo post, por aqui, Érika!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário!