Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

sábado, 6 de janeiro de 2018

O que você faz com as ofensas que recebe?

Recebemos ofensas quase todos os dias, de forma gratuita, sendo muitas vezes difícil de nos livrarmos disso. Essas ofensas vem geralmente da família, chefes, professores e até estranhos. Espero que isso não seja recorrente para você, mas para algumas pessoas,infelizmente é uma realidade difícil de lidar. Aqui eu explico o que eu faço quando isso acontece.

Somos todos diferentes. Não só na aparência física, personalidade, preferências mas também em relação ao bom senso. As vezes, quem te ofende nem lembra depois e chega até a achar que o que falou não foi nada demais, o que é ofensa para uma pessoa, não é para a outra. 

E quantas pessoas nós ofendemos sem querer!! Devemos medir o tom de voz e a forma de como vamos dizer o que queremos, pois uma simples conversa pode acabar em desastre. Evite ser o ofensor. 

A vida não é perfeita e nem é um mar de rosas, como todos já sabem. Não podemos criar um mundo em que todas as circunstâncias e todos os seres sejam e ajam de acordo com os nossos desejos. A vida é complicada para todo mundo, de diferentes maneiras. Há muitas pedras e espinhos em nosso caminho e, à medida em que andamos por aí, certamente iremos bater nossos dedos em pontas afiadas, nos machucando. 

E como nos proteger das pedras e espinhos que encontraremos no caminho?

“Responder à ofensa com ofensa é como lavar a alma com lama! O silêncio é um dos argumentos mais difíceis de se rebater.” Dalai Lama

Silencie. Caso alguém te ofenda, silencie com amorosidade, não morrendo de raiva, que fique bem claro. Assim, dá tempo de refletir se a pessoa tem razão e em casos positivo ou negativo, continuar em silêncio é ainda melhor. Seja amoroso. Todos temos defeitos e pode ser esta a oportunidade de termos consciência de algum deles. Muitas vezes, no calor do momento, acabamos revidando de uma forma inconsequente que pode nos trazer terríveis problemas posteriores.

Revidar, xingar de volta, agredir não adianta e faz você ser um pouco pior do que aquele que está proferindo o que você não quer ouvir. É natural que fiquemos paralisados, tristes ou irados após alguém nos ofender, direta ou indiretamente. Mas dê um tempo para que o seu cérebro processe racionalmente suas emoções.

E o mais importante é: perdoe. Por maior que seja a dificuldade, devemos perdoar sempre, como Jesus nos disse,  e não perdoar é pior, pois amargura e raiva faz muito mal, podendo causar até males físicos. Perdoar liberta e nos deixa mais leve.

Tudo isso não significa ter passividade e aceitar tudo. Em alguns casos é preciso tomar medidas judiciais por dano moral, calúnia, difamação. Mas no dia a dia, nas relações com conhecidos, familiares ou amigos, temos muitas chances de reagir com mais amorosidade ao sofrimento do outro. Afinal, ninguém ofenderia, xingaria ou gritaria se não estivesse sofrendo. Tentar entender as dores que o ofensor esteja sentindo é uma forma de lembrar que aquela ofensa mais pertence a quem te fez, do que a você mesmo. É aquela velha máxima: quando falam de mim, falam mais de si mesmo do que de mim.


Uma última dica: diga a si mesmo "o baile segue" tenha uma atitude de pouco se importar com o que te disseram. E tente esquecer o que passou.


Beijinhossss

Já coloquei a foto dessa flor, mas ela é tão linda que merecer ser vista novamente rs.



15 comentários:

  1. Quero agradecer de coração pela visita! Que belo e reflexivo texto, fala sobre um assunto tão pertinente e importante para toda a sociedade!
    Tenha um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Vanessa! Obrigada pela sua valorosa visita!!

      Excluir
  2. A foto é linda e é bela a sua mensagem!!!
    ...
    Aqui … um lugar especial em Coimbra:
    https://crocheteandomomentos.blogspot.pt/2018/01/penedo-da-saudade.html

    E no sábado houve peixe à mesa:
    https://ospetiscosdagracinha.blogspot.pt/2018/01/peixe-no-forno.html

    Para si … uma semana bem a seu jeito!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gracinha! Uma excelente semana para você, obrigada pela sua visita.

      Excluir
  3. OI, Érika. Na grande maioria das vezes, eu deixo a ofensa com quem a praticou e tento controlar as minhas palavras e sentimentos para evitá-la. É um exercício diário, mas saudável!

    Ótimo 2018! ;)

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vinda Lu!! Este é um ótimo exercício, realmente é muito saudável.

      Excluir
  4. Querida Érika, amei ver a foto da flor!
    Ah, pois é minha jovem e sábia amiga, as ofensas são muito mais as dores do ofensor, pois pessoas de bem com a vida nunca ofendem e sabem viver sem sentir as ofensas que lhe são dirigidas!
    Quase sempre é bom perdoar, pois guardar mágoas causam sim doenças, comprovado isso pela medicina!
    Abraços apertados e feliz ano novo, agradeço o carinho lá no meu espaço, sua amável visita muito me agrada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivone querida, muitíssimo obrigada. Sua presença no meu blog é uma honra. Felicidades neste ano que se inicia, beijinhos.

      Excluir
  5. Muitas vezes mais vale não dar importância à ofensa...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post! Normalmente não ligo, e tento evitar conflito... mas não esqueço, nas situações mais graves! Isso ainda não consigo...
    E fez muito bem, em colocar essa flor deslumbrante por aqui, Érika!... Nunca vi igual! Linda de morrer!
    Beijinhos! Feliz semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  7. Érika, há ofensas e ofensas...
    Sinceramente, tenho muita dificuldade
    de perdoar a traição e a mentira.
    Perante venenos destilados, normalmente
    afasto-me silenciosa, ainda que doa.

    Beijos.
    ~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Majo querida, tens total razão. Fico feliz com sua visita ao blog. Beijinhos.

      Excluir
  8. Maravilhosa reflexão!!!! Amooo assuntos desse gênero! Seu blog é super positivo e construtivo!!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.