Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

7 de setembro - Dia da Independência!

Hoje comemora-se o dia da Independência do nosso país. Diversas cidades do país todo realizam desfiles cívicos no dia de hoje. Escolas, corporações militares e outras instituições desfilaram em todas as regiões, comemorando o acontecimento.

Virou até tema para o Doodle do Google. Feriado nacional, esta data marca o famoso "Grito do Ipiranga", há exatos 194 anos, em 1822. O príncipe regente Dom Pedro I realizou a proclamação da independência do Brasil em relação a Portugal, nos tornando livres de sermos colônia de exploração. O fato foi consumado em sua totalidade apenas em agosto de 1825, quando a corte portuguesa reconheceu o ato em caráter oficial. 

Além de ter iniciado uma série de mudanças que perduram até hoje, como a criação do Exército Brasileiro, também desencadeou pequenos conflitos internos nos país, de grupos que concordavam ou não com o acontecimento. Como sempre, nosso país sempre foi marcado pelo antagonismo político e de opinião.

Para também marcar a data, um Hino da Independência foi composto, em 1822, pelo próprio Dom Pedro I, que era um excelente músico, além de conter composição de letras por Evaristo da Veiga, poeta, jornalista e político brasileiro. No refrão do hino, diz-se: "Brava Gente Brasileira; Longe vá, temor servil; Ou ficar a Pátria Livre, ou morrer pelo Brasil". A canção contém 10 estrofes, mas suas execuções mais modernas suprimem algumas delas.

Para quem se interessar em ouvir nosso hino, segue o link abaixo.

Esse vídeo também mostra um pouco das ações atuais do exército brasileiro.


Num dia como o de hoje, devemos refletir sobre nossa cidadania e nosso papel para melhorarmos cada vez mais nosso país. Apesar da situação difícil que milhares de brasileiros vivem, apesar dos conflitos políticos e ideológicos, da inflação, do impeachement que sofremos recentemente, devemos honrar nossa pátria e procurar fazer nossa parte. Até porque temos uma parcela de responsabilidade pelas condições de vida que temos.Devemos ter um pouco de paciência e reformar a nós mesmos para que possamos reformar o Brasil e é claro, o mundo.

E para quem gosta de história assim como eu, trago um vídeo super legal de um escritor que muito admiro.
O vídeo é sobre a participação da princesa Leopoldina e do ministro José Bonifácio no processo da independência do nosso país, fato geralmente atribuído nas escolas a somente a Dom Pedro I.
Para quem se interessa pelo assunto, indico um livro biográfico desse escritor sobre a princesa Leopoldina. Eu li e recomendo. Numa narrativa bem encadeada e interessante, mostra um pouco da vida que a princesa tinha ainda na Áustria, antes de seu casamento por procuração com o principe em Viena e depois de casada, de como agiu politicamente em prol do nosso país e até como lidou com a personalidade difícil de Dom Pedro I.


Esta é a capa do livro que li do Paulo Rezzuti.



Beijinhos!


2 comentários:

  1. Uma data importante.
    Que tenha sido um bom feriado.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Gostei de ler e saber...
    Foram bons momentos de leitura, Erica.~
    Alegres saudações luso-brasileiras com votos
    de dias felizes.
    ~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.