Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Para relembrar em outubro

A ONU
A data de 24 de outubro de 1945 é um marco no destino da Humanidade. Nessa dia -  como um raio de sol - surgiu para o bem do mundo a Organização das Nações Unidas.

Sede da ONU, em Nova York (EUA)
A criação da Organização foi logo após a II Guerra Mundial, a fim de melhorar os trabalhos desenvolvidos pela Liga das Nações. Com a reunião de cerca de cinquenta países, a Conferência das Nações Unidas busca o comprometimento dos mesmos para garantir o desenvolvimento, defender os direitos humanos e a liberdade, e manter a paz mundial.

 Depois do fim da II Guerra Mundial, foi realizada, em São Francisco (EUA), a Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional, com a presença de 50 países, inclusive o Brasil. Desse encontro, resultou um documento chamado Carta das Nações Unidas, assinado por todos os países participantes, que se comprometiam a manter a paz, defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais, além de promover o desenvolvimento dos países no mundo todo. Na verdade, ela veio substituir a Liga das Nações, que havia surgido no final da Primeira Guerra Mundial, com finalidade parecida.

 Os objetivos principais da ONU, segundo a sua Carta Constitutiva, são:
- Manter a Paz e a Segurança Internacional; - Contribuir para o respeito ao princípio de igualdade de direito e de autodeterminação dos povos; - Estimular o respeito dos direitos humanos e as liberdades fundamentais para todos sem distinção de raça, sexo, língua ou religião.

Dia da ONU: um dia para refletir sobre nossa ação coletiva por um mundo melhor.

http://www.onu.org.br

2 comentários:

  1. Realmente, um mês marcante de fatos e atos históricos para a humanidade!
    Abraço,
    Célia.

    ResponderExcluir
  2. Apreciaria mais a ONU se ela fosse independente e levasse em conta a opinião dos membros, e não se curvasse aos dominadores econòmico-militares.
    Mas é um passo importante, ruim com ela, pior sem ela, haverá de melhorar.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.