A costa brasileira possui o mais extenso litoral tropical do planeta - São 8 mil km de praias sem delimitar fronteiras. De norte a sul, certas poisagens jogam o olhar para longe ou nos abraçam, como a lembrar o oceano infinito que habita a gente. Escolha um ponto, qualquer um, e a hora certa da maré baixa. Sinta a água salgada acariciando os pés, enquanto a onda vai e volta. Há silencio no ar, lusco-fusco prateando as águas. E o corpo se abre para a alegria, esquece a idade, salta, pula, mergulha, brinca. Merecido é o banho ao cair da tarde no Atlântico que refresca este nosso Nordeste.
As águas são fatores de equilíbrio na Terra. Sem oceanos os continentes seriam totalmente estéreis. Triste, triste. Nada de água guardando a vida, do movimento das redes recolhendo a pesca de cada dia. Contemplação de canoa ancorada depois de tanto trabalho, também , não teria. Nada de balanço eriçado, sobe, desce, vento e sol. E o que seria do diálogo entre homem e natureza? Este aprendizado de respeito, humildade e promessa de futuro?
Pescadores na praia de Cabedelo na Paraíba-RN |
Lições de principio e fim. A crista nasce de vento, que sopra e levanta as águas, e se deixa morrer na areia. Espumante e incansável. O mar nos ensina a ser grande para ter fé e pequeno para reconhecer a imensidão do Universo. Tudo ao mesmo tempo e agora e eternamente em movimento. No horizonte, outra força imperiosa sempre se ergue o Sol, a espalhar calor e a possibilidade de vida. Viva!
Praia do Forte - Salvador-BA |
Texto: BETH VOLPI E ANVRÉA D´AMARO
Fotos: Gloogue
Revista Bons Fluidos - Janeiro/2007.
O MAR E SEUS ENCANTOS.
ResponderExcluirBela matéria.