Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

terça-feira, 15 de maio de 2012

A arte na Pré-História brasileira

Matozinhos, MG.

Vestígios da arte rupestre em Minas Gerais
O território brasileiro possui um valioso patrimônio arqueológico, embora nem sempre saibamos preservá-lo. Em Minas Gerais, por exemplo, encontra-se o sítio arqueológico de Lapa da Cerca Grande, localizado no município de Matozinhos, a aproximadamente 50 quilômetros de Belo Horizonte. Ele foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico e Nacional - Iphan, o que atesta sua importância e aumenta suas chances de preservação.

Sítio arqueológico - Lapa da Cerra Grande, Matosinhos, Minas Gerais. 

Nas pinturas do interior de grutas e abrigos de Lapa da Cerca Grande, podem ser vistas figuras zoomorfas (representações de animais terrestres, peixes e aves), antropomorfas (imagens humanas) e geométricas.


Pintura rupestre encontrada em Lapa da Cerca Grande, em Matozinhos, Minas Gerais.

Naturalismo e geometrismo: duas faces da arte rupestre no Brasil.
Outro importante sítio arqueológico, também tombado pelo Iphan, encontra-se no Parque Nacional da Serra da Capivara, município de São Raimundo Nonato, Piauí. Diversos pesquisadores vêm trabalhando nele desde 1970.

Cidade de São Raimundo Nonato, Piauí.

Parque Nacional da Serra da Capivara , município de  São Raimundo Nonato - Piauí
.
Em 1978, uma missão franco-brasileira coletou no local uma grande quantidade de dados e vestígios arqueológicos. Os cientistas chegaram a conclusões esclarecedoras a respeito dos grupos humanos que habitavam a região por volta do ano 6000 a. C., ou talvez em épocas ainda mais remotas. Como os primeiros habitantes da área de São Raimundo Nonato - provavelmente caçadores-coletores, nômades e seminômades - se abrigavam ocasionalmente nas grutas da região, a hipótese mais aceita é a de que teriam sido emes os autores das pinturas e gravações aí encontradas.
Os pesquisadores classificaram essas pinturas e gravações em dois grandes grupos; obras com motivos naturalistas e obras com motivos geométricos.

Inscrições rupestre no sítio arqueológico de Pedra Furada, no Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, no Piauí.

Entre as pinturas com motivos naturalistas, prenomina a figura humana, ora isolada em grupo, em movimentadas cenas de caça, guerra e trabalhos coletivos. Ainda nesse grupo, encontra-se figuras de animais, como veados, onças, pássaros, peixes e insetos.


Motivos Naturalista

As figuras com motivo geométricos são muito variadas: apresentam linhas paralelas de pontos, círculos concêntricos, cruzes, espirais e triângulos.
Pintura rupestre com motivo geométrico, localizado no Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, no Piauí.

Com base nos vestígios arqueológicos de São Raimundo Nonato, estudiosos formaram a hipótese da existência de um estilo artístico que nomearam de Várzea Grande. Esse estilo tem como características "a utilização preferencial da cor vermelha, o predomínio dos motivos naturalistas, a representação de figuras antropomorfas e zoomorfas (com o corpo totalmente preenchido e os membros desenhados com traços) e a abundância de representações animais e humanas de perfil. Nota-se também a frequente presença de cenas em que participam numerosas personagens, com temas variados e que expressam grande dinamismo".

Vestígios da arte rupestre na Amazônia
Em 2003, a pesquisadora Edith Pereira publicou estudos sobre a arte rupestre na Amazônia, principalmente no Pará, que trouxeram informações sobre as origens mais remotas da cultura de nosso país. 
Diz ela; "Com o intento de alcançar um equilíbrio no conhecimento dos diferentes vestígios deixados pelos grupos pré-históricos, iniciei em 1988, a pesquisa sobre as pinturas e gravuras rupestres da Amazônia brasileira,particularmente aquelas localizadas no estado com maior número de áreas de concentração de figuras rupestres, o Pará.
A pesquisadora afirma ainda, chamando-nos a atenção: "Conhecer e proteger o patrimônio deixado por antigos povos amazônicos é preservar uma parte da nossa história e um dever que cabe a todos nós".


Serra da Lua, Monte Alegre, Pará.



Pinturas rupestres com figuras antropomorfas na forma completa, encontradas na Serra da Lua, em Monte Alegre no Pará.

Ilha dos Martírios , município de Xambioá, no estado de Tocantins.
Baixo-relevo rupestre zoomorfo (jacaré), em bloco de pedra no chão da ilha dos Martírios, município de Xambioá, no estado de Tocantins.

As pesquisas cientificas sobre as antigas culturas que existiram no Brasil abrem um novo panorama tanto para a historiografia como para a arte brasileiras. Por meio delas, podemos ver com mais clareza nossa história inserida em um contexto maior, na história humana. Além disso, podemos constatar que nossas origens antecedem em muito os séculos XV e XVI, período em que se deu o inicio oficial da "história do Brasil".

Fonte; PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo, 2009. Editora Ática.

Um comentário:

  1. Wɑyy cool! Somе very valid points! I appreciate yoսu
    penning this article plus the rest of the ԝebsie is extremely good.


    Also visit my wеb page: Christmas Gifts For Women

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.