Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Cidade do Ceará


Missão Velha
Em fins do século XVII o vale do Cariri era povoado por indígenas da nação homônima, oriundos do planalto da Borborema, refugiados da guerra da repressão que os portugueses moviam contra a coligação de tribos indígenas nordestinas, impropriamente denominada de "Confederação dos Cariris" (1683-1713); efeito tardio da indisciplina e rebelião implantada durante o domínio holandês.
Em defesa e para a pacificação dos indígenas, ocorreram missionários de diversas ordens religiosas. Os jesuítas, agrupando-os, sob sua autoridade eclesiástica, em "aldeias" ou "missões", criaram, entre outras no sítio Cachoeira, a de São José, que seria a célula-mãe do Município de Missão Velha.
 Nestas terras veio estabelecer-se, em 1707, o baiano João Correia Arnaud (descendente do Caramuru), dando início à colonização da região.
Em 28 de janeiro de 1748, sob a invocação de Nossa Senhora da Luz, foi criado desmembrado do curato de Icó, na região dos Cariris Novos, o "curato amovível" das "Minas dos Cariris Novos". Por provisão do bispo de Olinda, de 3 de maio de 1760, foi autorizada a ereção da Matriz de São José, no sítio da antiga capela do aldeamento indígena, passando o curato a denominar-se desde então, "São José da Missão Velha do Cariri".
Por volta de 1750, espalharam-se por todo o Nordeste a notícia da suposta riqueza aurífera do vale do Cariri. A fim de que os serviços de mineração tivessem maior eficiência, foi organizada, em 1756, a Companhia do Ouro das Minas de São José dos Cariris, dois anos depois dissolvida, em vista da "pouca utilidade que poderiam dar as ditas minas a quem as cultivasse".
Desaparecido o interesse do ouro, voltaram-se os habitantes para a agricultura. A fertilidade do solo cairiense, suas fontes e rios  quase perenes, a fartura de frutos silvestres, foram importantes fatores, que provocaram a afluência de renovadas ondas de povoamento.
Seus habitantes tomaram parte ativa na Confederação do Equador (1824) e na revolta de 1831 conseqüência da abdicação de D. Pedro I.
O Município de Missão Velha surgiu, em 1864.
Segundo alguns historiadores, o nome do Município é devido ao fato de os jesuítas terem fundado outra missão, passando a ser conhecido como Missão Velha.

Gentílico - missaovelhense

Localização
Localização de Missão Velha

Veja no site: http://www.ceara-turismo.com/mapas/mapa-politico.htm a localização da cidade.

FONTE: Site da prefeitura da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.