Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

sábado, 14 de abril de 2012

Os primeiros habitantes da região Sul

Os primeiros habitantes da região Sul foram os indígenas.
 Em 1626, vieram os padres jesuítas espanhóis para catequizar os índios. Esses religiosos fundaram aldeias denominadas missões ou redução. Os índios que habitavam as missões dedicavam-se à pecuária, trabalhavam na agricultura e aprendiam ofícios.
Ficheiro:São Miguel das Missões, Brazil.jpg
 Ruínas de São Miguel das Missões
Os bandeirantes paulistas atacaram as missões para aprisionar os índios. Com isso, os padres jesuítas e os índios abandonaram o lugar e o gado ficou solto pelos campos. Muitos paulistas foram aos poucos se fixando no litoral de Santa Catarina.
Eles fundaram as primeiras vilas no litoral. A população da região Sul aumentou muito com a chegada dos primeiros imigrantes europeus. Os primeiros imigrantes foram os açorianos. Depois vieram principalmente os alemães e os italianos. Outros grupos (árabes, poloneses e japoneses) também procuraram a região para morar. Os imigrantes fundaram colônias que se tornaram cidades importantes.
Descendentes de alemães

Descendentes de italianos
O norte do Paraná foi povoado com a criação de colônias agrícolas financiadas por uma companhia inglesa. Pessoas de outros estados do Brasil e de mais de 40 países vieram para a região trabalhar como colonos no plantio de café e de cereais. No oeste catarinense, desenvolve-se a pecuária, a exploração da erva mate e da madeira

5 comentários:

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.