Em 1626, vieram os padres jesuítas espanhóis para catequizar os índios. Esses religiosos fundaram aldeias denominadas missões ou redução. Os índios que habitavam as missões dedicavam-se à pecuária, trabalhavam na agricultura e aprendiam ofícios.
Ruínas de São Miguel das Missões
Os bandeirantes paulistas atacaram as missões para aprisionar os índios. Com isso, os padres jesuítas e os índios abandonaram o lugar e o gado ficou solto pelos campos. Muitos paulistas foram aos poucos se fixando no litoral de Santa Catarina.
Eles fundaram as primeiras vilas no litoral. A população da região Sul aumentou muito com a chegada dos primeiros imigrantes europeus. Os primeiros imigrantes foram os açorianos. Depois vieram principalmente os alemães e os italianos. Outros grupos (árabes, poloneses e japoneses) também procuraram a região para morar. Os imigrantes fundaram colônias que se tornaram cidades importantes.
Descendentes de alemães
Descendentes de italianos
O norte do Paraná foi povoado com a criação de colônias agrícolas financiadas por uma companhia inglesa. Pessoas de outros estados do Brasil e de mais de 40 países vieram para a região trabalhar como colonos no plantio de café e de cereais. No oeste catarinense, desenvolve-se a pecuária, a exploração da erva mate e da madeira
valeu
ResponderExcluirmuito interesante isso
ResponderExcluirmuito interesante isso
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu queria saber qual é a cultura
ResponderExcluir