Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Máscaras

Em todos os lugares do mundo, desde as mais antigas civilizações as pessoas usam máscaras.


É impossível determinar com exatidão em que momento a humanidade passou a se manifestar artisticamente; também se desconhece exatamente quando surgiram a linguagem falada e a escrita. Sabe-se, no entanto, que as manifestações artísticas da humanidade tiveram início  há milhares de anos.

As manifestações artísticas pré-históricas descobertas pelos pesquisadores têm sido fundamentais para entender o desenvolvimento social e cultural da humanidade desde as cavernas.

Caverna de Lacaux, França. 
Essas são algumas das imagens mais antigas conhecidas. Foram feitas  por nossos ancestrais que viviam em cavernas e sobreviviam da caça de animais. Essas pinturas, muito provavelmente, faziam parte de rituais mágicos para garantia de uma boa caça.

Para conseguir uma boa caça, um dos recursos utilizados era o disfarce com a pele dos animais que seriam caçados. Provavelmente essas foram as primeiras máscaras criadas pela humanidade.

Imagina-se que , desde sua origem, o ser humano executava rituais. Para muitos povos, os rituais eram considerados fundamentais na manutenção da sobrevivência; e, em princípio, uma forma de demonstrar temor pelas forças da natureza e, assim, aplacar seus efeitos.

Os fenômenos naturais, aos poucos, foram associados a deuses e espíritos. A fim de explicar o surgimento do mundo, a existência dos elementos da natureza e dos poderes sobrenaturais, ao longo do tempo, criaram-se os mitos: histórias imaginadas envolvendo deuses, espíritos, homens e animais.

 Os mitos eram revividos durante os rituais. O uso das máscaras, nesse caso, servia para simbolizar os deuses e espíritos. Além das máscaras, ritmos, palavras, gestos e ações eram utilizados durante as cerimônias. Esses elementos dariam origem a várias linguagens artísticas: a dança, as artes visuais, a música e o teatro tiveram início em rituais religiosos de nossos ancestrais.

Diferentes povos em todo o mundo praticam esse tipo de manifestação ritualística, como as religiões de origem africana no Brasil por exemplo.
Fonte: http://fumdham.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.