Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

domingo, 14 de março de 2021

A Colonização no Ceará e Holandeses no Ceará

     Os Portugueses chegaram ao Brasil em 1500. O rei de Portugal dividiu o território em grandes lotes, chamados capitanias hereditárias. Essas terras eram administradas pelos capitães-donatários, pessoas da confiança do Rei que foram escolhidas para defender a terra, colonizar e explorar economicamente.

    As capitanias do Ceará, Rio Grande e Maranhão incluíam terras que, atualmente fazem parte do estado do Ceará. O primeiro donatário da capitania do Ceará, Antônio Cardoso de Barros, não tomou posse das terras.

    Além dos Portugueses, outros povos tentaram ocupar as terras do Brasil, como os franceses.

    Em 1590, os franceses enviaram uma expedição para o interior do Ceará. Eles fizeram aliança com os Tabajaras, com o objetivo de extrair madeira e construir um forte para se defender contra os portugueses.

    Os governanets portugueses enviaram uma expedição ao Ceará em 1603 que conseguiu expulsar os franceses. Porém, os membros da expedição não conseguiram se fixar definitivamente nessas terras.

    Uma nova expedição portuguesa foi enviada ao  local, em 1612. Martim Soares Moreno, comandante da expediação, aliou-se aos índios Potiguaras com o objetivo de construir um novo forte no Ceará.

OS HOLANDESE NO CEARÁ

    Os holandeses também tentaram dominar as terras do Brasil, invadindo diversas capitanias, como Bahia, Pernambuco, Paraíba e Maranhão.

    Em 1637, os holandeses enviaram a primeira expedição ao Ceará, com o objetivo de localizar minas de sal e extrair madeira. Eles foram expulsos sete anos depois pelos indígenas que habitavam a região.

    Em 1649, uma nova expedição holandesa foi enviada ao Ceará, para tentar encontrar minas de prata. Matias Beck, comandante do grupo, ordenou a construção de um forte.

FONTE: PLANTA BASEADA EM GRAVURA DE 1649,
GUARDADA ATUALMENTE NO 
NATIONAAL ARCHIEF, HOLANDA


    Em 1654, os holandeses foram expulsos do Ceará e de outras capitanias do Brasil pelos portugueses.

    De volta à Europa, os holandeses divulgaram informações sobre as terras que visitaram na América. Com base nessas informações, artistas que não estiveram no Brasil, criaram representações da ocupação às margens do Rio Ceará. 

SIARÁ, GRAVURA DO HOLANDÊS
ARNOLDUS MONTANUS, DE 1670


FONTE: HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO CEARÁ. SISTEMA EDUCACIONAL FARIAS BRITO.2016.

4 comentários:

  1. Interesante publicación esta sobre el intento de colonizar partes del actual Brasil por franceses y holandeses. Por allí se lograron asentar en lugares limítrofes entre los limites entre lo que se concedía en el tratado de Tordesillas a los reinos de Portugal y España. En las Guayanas Francesas y Holandesas.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, gostei de conhecer um pouco da história do Cearé.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderExcluir
  3. Um post repleto de interesse histórico! Gostei imenso!
    Oi, Erika! Faz um tempão, que já não passava por aqui... mas alguns problemas de saúde da minha mãe... e depois a pandemia... vieram em muito alterar as minhas rotinas e a minha disponibilidade... mas aos poucos, tudo entrando nos eixos de novo... e voltando aos cantinhos dos amigos da Net, que durante um bom tempo não consegui acompanhar!
    Estimo que se encontre bem, assim como todos os seus!
    Beijinhos! Tudo de bom por aí!
    Ana

    ResponderExcluir
  4. qual é o seu perfil no filmow, alguma recomendação de filmes?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.