Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

ÉTICA - Definição

 ÉTICA

Este é um assunto extremamente importante na nossa sociedade atual - com tanta corrupção, com tantass famílias destituídas, com tantas  e com tanta maldade, ética é um assunto que nunca deve ser abdicado da escola. 

Afinal , o que é ética? É o conjunto de valores e princípios que utilizamos para decidir nossa vida. Todos nós avaliamos interiormente as diversas situações que se perpassam em nossa vida. Querer, poder e dever - todos nós queremos algo, podemos fazer diversas coisas e temos inúmeros deveres. Mas tudo o que eu quero, eu posso e devo fazer? Tudo o que eu devo fazer, eu quero? Tudo o que eu posso, devo realizar? Estes são grandes questionamentos que realizamos o tempo todo, de forma inconsciente. É de acordo com os nossos princípios e valores que respondemos a essas perguntas.

Ética é inerente a quem julga, decide e escolhe. Sendo assim, ou a pessoa é ética ou antiética. Quem não  possui ética nenhuma é uma pessoa incapaz de julgar, decidir ou escolher, como crianças, idosos com Alzheimer ou pessoas com deficiência mental.

De modo geral, ser ético é seguir os códigos de conduta sociais, ou seja, ter princípios e valores que evitam ao máximo prejudicar o outro, que possibilitem uma convivência saudável e harmoniosa com todas as outras pessoas.

TODOS PODEMOS SER ÉTICOS. Todos podemos ser bons e respeitáveis. Todos os nossos instintos podem ser controlados! Um pássaro não é livre para voar, ele voa por ser um instinto dele, um cachorro morde por ser instinto dele, uma cobra dá o bote por ser instinto. Os animais não são maus, é a natureza deles, eles não tem capacidade de julgar, decidir e escolher, já que não são racionais. O ser humano é o único animal que pode controlar seus instintos. Até mesmo o instinto por sobrevivência pode ser controlado - o  suicídio só existe dentre os seres humanos.

Que possamos disseminar o valor de ser ético nessa sociedade, que por muitas vezes é tão cruel.

Que possamos ser mais justos, bem intencionados, companheiros e verdadeiros em todos os lugares: em casa, na escola, no trabalho. E o mais importante: sem a imposição de outras pessoas, sem que estejamos sendo vigiados.

 

9 comentários:

  1. Muito bom,Erika...Todos nós podemos e tentamos ser ,porém o que FALTA DELA no mundo,é impressionante,não? beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Como bien dices bien podemos contener los instintos. Y sobre la corrupción de muchas personas que solo miran beneficiarse de cualquier cosa, te pondré un ejemplo aquí en España el calendario de vacunas del Covid se comienza por las personas mayores en residencias y sus cuidadores seguidos por sanitarios de primera linea. Pues bien ha habido políticos, altos cargos, sus familiares e incluso obispos que se han cololado.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  3. Bonito texto em definições e analogias perfeitas para um viver mais coerente num mundo que nos parece feito de gente não coerente, sem noção, sem ética, embora muitas delas nunca tiveram a curiosidade de saber sobre ela e outros tantos como políticos sapateiam sobre ela em nome do locupletar.
    Por um mundo mais leve onde a ética seja o referencial das relações.
    Uma boa semana e feliz fevereiro Erika.
    Meu abraço de paz e luz.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Postagem muito pertinente, principalmente para a época que estamos atravessando.
    Leitura de fácil entendimento, mesmo para os que têm baixa escolaridade.
    O que falta a muita gente é apenas a vontade de viver eticamente e não
    o conhecimento técnico, tanto que se pode viver a ética tranquilamente,
    sem mesmo ter ouvido falar nela!

    ResponderExcluir
  6. Olá Erika,
    Que bom seria para toda a comunidade se os valores que aqui apresenta e tão pertinentes, fizessem parte da toda a sociedade.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  7. Olá, Érika.
    Venho desejar um Dia da Mulher muito carinhoso e uma feliz semana.
    Meu terno abraço de muita e sincera amizade. 🤍🍀
    ~~~~~~

    ResponderExcluir
  8. Um tema bem pertinente, e bem na ordem do dia, nesta fase que atravessamos... em vários contextos! Adorei a sua abordagem do mesmo!
    Quem dera que estes valores e princípios, fossem lembrados e aplicados... pois andam tão arredados do nosso quotidiano, em tantas áreas!
    Um beijinho! Bom fim de semana, com saúde, para si e todos os seus, estimando que tudo esteja bem, por aí!
    Ana

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.