Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

domingo, 13 de outubro de 2019

O que é ter autonomia?

Uma das principais habilidades que se exigem nas vagas de emprego é a autonomia - iniciativa de resolver os problemas, pensar em soluções e ter atitudes sem esperar que alguém mande. Mas nós somos autônomos fora do trabalho? Nas nossas relações, na nossa vida pessoal, autonomia é algo predominante em nós?



Lendo alguns textos, me deparei com esse pensamento: somos proativos no trabalho, independentes e sempre procuramos tomar iniciativa, objetivando, é claro, melhores empregos, cargos e salários. Mas em casa, precisamos da opinião dos outros para tomarmos atitudes? É claro que um casal ou família deve sempre alinhado, de acordo com os planos e resoluções e sempre caminhar para um mesmo lugar. Porém, quantas vezes evitamos sair de casa para fazer compras sozinho, ou precisamos da opinião dos nossos pais sobre o que fazer, ou não tomamos a decisão de algumas coisas por falta de apoio. 



Autonomia é, portanto, governar a si mesmo, determinar aonde se quer chegar de forma independente, de forma autodeterminada. Porém, não significa fazer o que quiser, deve-se respeitar os princípios do bem e do mal, do respeito e responsabilidade. De acordo com o filósofo Imannuel Kant, a autonomia deve ser realizada sob a “condição suprema da concordância desta vontade com a razão prática universal”, ou seja, além de decidir por si mesmo e tomar as próprias decisões, deve-se acima de tudo, respeitar o próximo.

É importante ter automia? Com certeza! Poder decidir a própria carreira, poder decidir estudar o que quiser, decidir qual roupa vestir, decidir se quer beber ou não, decidir o que quer comer ou não... Autonomia é importante e são os pequenos detalhes que nos fazem ser autônomos. 

Um comentário:

  1. É importante a autonomia,sim. E quando no casal, um afinado com o outro pra melhor desfrutá-la ,cada um no seu trabalho e juntos nos propósitos de casal! Lindo dia,bjs, chica

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.