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quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Como ser mais organizado: 08 dicas geniais práticas que aprendi sobre como ser mais organizado.

A organização vai bem além de arrumar as gavetas do guarda-roupa. É um processo que pode trazer grandes resultados na vida pessoal e profissional. Uma pessoa organizada atinge metas e objetivos e sempre alcança o sucesso em suas tarefas. Leia agora nesse artigo os motivos para você ser mais organizado e dicas úteis e práticas.

Uma pessoa organizada tem mais chances de ter seu trabalho reconhecido e de obter sucesso naquilo que se dedica. Além disso, o profissional que é organizado demostra interesse na organização e na equipe com a qual trabalha. Consegue também organizar e estruturar os setores da sua vida: sabe o que fazer, quando fazer e como fazer. 

Sem organização, deixamos tudo para última hora, comprometemos a produtividade, nos atrasamos, perdemos tempo, dinheiro e até mesmo momentos com a família ou amigos. Organização é essencial e com o tempo se torna um hábito. 



É importante reconhecer que a organização pessoal é um conjunto de ações voltadas para a realização de atividades no tempo adequado e com o maior ganho possível de produtividade ou de resultado. Se você por exemplo, tem que entregar seu trabalho de conclusão de curso ou sua monografia até o final do semestre ( suponhamos que seja um prazo de 5 meses) você não deve deixar para fazer faltando uma semana! Ao longo desse prazo, um pouco por semana deve ser feito, isso sempre com um horário e duração definida.

A seguir, escrevi algumas dicas que podem ser bastante úteis na hora de determinar o que fazer, como fazer e não deixar as tarefas se acumularem ou deixar alguma responsabilidade de lado.

Saiba definir o que é urgente e o que é importante - Imagine a situação: você tem um trabalho para entregar amanhã e um outro para daqui a dois dias. O trabalho para daqui a dois dias vale 5 pontos e o outro para entregar amanhã vale dois pontos. Qual você iria priorizar? O que terá que entregar amanhã, é claro, já está mais perto do prazo. 

Identifique suas metas. - Ter metas e determinar prazos e como executar é essencial. Ter de forma clara o que você quer é fundamental para criar um plano de ação e poder seguir em frente.

Descreva sua prioridade - Depois que você decidir o que é urgente e importante e ter determinado quais são suas metas, suas prioridades ficarão claras. Daí você verá que algumas atividades, como assistir televisão até mais tarde ou ficar de bate-bapo com os amigos mais que o necessário pode ser evitado.



Faça uma organização mensal, semanal e diária - No meu trabalho eu tenho diversos projetos para desenvolver. Os trabalhos que são mais longos eu faço ao longo das semanas e por dia tenho vários pequenas rotinas para realizar. Na minha organização diária, sempre organizo o ambiente e os materiais que vou utilizar na véspera  e deixo tudo separado. Reservo alguns minutos na segunda de manhã para determinar o que vou fazer na semana, para poder fazer a requisição do material se necessário, assim nada vai faltar e não perderei tempo desnecessário.


Desenvolva o 5 S - É uma ferramenta de qualidade criada no Japão que é bastante eficiente para o trabalho e para a vida pessoal também. Em casa é totalmente possível desenvolver esse método. Seus princípios são o senso de organização, senso de limpeza, senso de padronização e saúde, senso de disciplina e autodisciplina e você pode conhecer essa metodologia no Blog do Administradores.com, clicando aqui.

Guarde agora- A única coisa mais simples que faço para me manter pessoalmente organizada é guardar qualquer ferramenta, item, roupa, bolsa, escova de cabelo etc. imediatamente após usá-la. Se algo caiu no chão, pegue imediatamente. Assim, você sempre vai saber onde estão suas coisas, vai evitar perdê-las. Assim você vai poder achar suas coisas no escuro ou até mesmo de olhos fechados e não vai se sobrecarregar reservando um dia na semana para organizar a casa, esse trabalho terá um tempo beeem reduzido.



Tenha uma pasta de documentos - Organize suas coisas em pastas, organize recibos de contas pagas em uma, organize recibos em outra, organize documentos importantes como escritura da casa, contrato de aluguel, contratos em geral em outra e seus documentos como título de eleitor, carteira de trabalho, certidão de nascimento/casamento em outra. Coloque uma etiqueta na frente de cada pasta para evitar abrir e ver o que tem dentro de cada uma e assim perder tempo. Acredite, em momentos de pressa , essas etiquetas são uma super ajuda.

Adote uma agenda, planner, calendário ou um quadro branco - Pessoalmente, um quadro branco para mim é ótimo para organizar o que faço no meu trabalho. No meu trabalho, eu faço testes em diversos produtos, para cada produto são 4 ou 5 testes. Eu organizo em colunas e identifico cada amostra com uma numeração. Daí o que eu vou fazendo vou anotando na lousa e no final da semana digito tudo em planilhas do computador. Funciona bastante para mim, já tentei agendas e cadernos mas não foi muito produtivo. Já tentei usar um calendário semanal com espaços para anotações em cada dia, mas não me adaptei bem. Cada um deve descobrir a maneira mais fácil e prática para si, o importante é tentar e descobrir o melhor método.


Aproveite as dicas e lembre: pode ser difícil no começo mas tudo é questão de prática. Com o tempo você vai se acostumando e quanto mais você praticar a organização, mas ela será natural na sua vida. 

3 comentários:

  1. Boa tarde, Erika
    Que ótima postagem, a vida organizada requer muita disciplina e faz toda diferença na vida. Bjs querida.

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  2. Oi Érica,
    Se você faz tudo isso parabéns, pois sou desorganizada com algumas coisas, mas apesar aposentada há muitos anos adoro ler e faço monografias gratuitas a quem trabalha fora e pobres.
    Assim minha mente não morre.
    Adorei sua postagem, mas juro que já tentei, mas não deu.kkk
    Beijos no coração
    Lua Singular

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  3. Sou 70% organizada, mas gostaria de ser mais, a organização é irmã gêmea da disciplina, as duas unidas é ótimo, quase a perfeição!
    Beijinho, uma ótima semana!

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