Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Livro: Memorial de Maria Moura

Mais um livro incrível lido, escrito pela autora Raquel de Queiroz em 1992 . Esse livro  conta a história de Maria Moura, moça de 17 anos, sozinha e desamparada que é levada pelas circunstâncias a se tornar líder de um grupo de aventureiros, que praticam roubos e vivem de forma desregrada.  É um livro que embora tenha 500 páginas, possui capítulos de tamanho intermediário e possui uma leitura acessível e de linguagem simples, assim como todos os outros livros da Rachel de Queiroz que eu já li. A narrativa é em primeira pessoa mas é contada do posnto de vista de cada um dos personagens de maior destaque. Além disso, o enredo não é linear, entrelaça as ações dos diversos personagens e possui vários flashbacks.


Fonte: Google.

Algo bem interessante me marcou: o livro é dedicado à Elisabeth I, rainha da inglaterra no século XVI, que serviu de inspiração para compor o caráter de Maria Moura, forte, determinado e naturalmente líder. Veja só esse trecho:

" Nunca se viu mulher resistindo à força contra soldado. Mulher, pra homem,[ ...] só serve para dar faniquito. Pois, comigo eles vão ver. E, se eu sinto que perco a parada, vou-me embora com os meus homens, mas me retiro atirando. E deixo um estrago feio atrás de mim.[...] Pra ninguém mais querer botar o pé no meu pescoço; ou me enforcar num armador de rede. Quem pensou nisso já morreu.".

Esse livro foi adaptado para uma minissérie de 24 capítulos em 1994, sendo o papel de Maria Moura estrelado pela atriz Gloria Pires.


Cartaz da minissérie com a foto de Glória Pires. Fonte: google.

2 comentários:

  1. Um livro muito interessante com uma personagem muito forte…
    Que tenha um Natal cheio de Amor e que o Novo Ano lhe traga tudo o que deseja.
    Boas Festas!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Uma excelente sugestão literária!
    Beijinho! Continuação de Festas Felizes e um bom 2019!
    Ana

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.