Medusa era uma belíssima sacerdotisa do templo de Atena, que, entretanto, violou seu pacto de castidade e uniu-se a Poseidon dentro do templo de Atenas. A deusa Atena puniu-a, banindo-a para uma ilha, transformando-a na Górgona, a criatura mítica que conhecemos, com serpentes no lugar dos cabelos, presas de bronze e asas de ouro, cujo olhar transforma em pedra todos aqueles que ousassem encará-la.
Haviam outras duas górgonas, mas apenas Medusa era mortal. Ela só pode ser vencida por Perseu, que, com a ajuda de Atenas, lhe disse como vencê-la. Quando a Medusa foi atacar-lhe, ele mostrou a ela seu escudo, que refletiu a imagem dela. Ao ver sua própria imagem refletida, Medusa transformou-se em pedra.
Medusa representa as formas mentais negativas, com seus cabelos em forma de serpentes, que paralisam o ser humano, e o impedem de evoluir. Apenas com o auxílio da sabedoria, representada por Atena, o ser humano (Perseu) pode combater a Medusa e vencê-la.
Fonte: site da Nova Acrópole
Pois é... acho que precisamos aprender a vencer as medusas que aparecem na nossa frente...
ResponderExcluirGostei de recordar este mito, que confesso, já não lembrava muito bem...
ResponderExcluirMas de facto... parece que Medusa deixou descendência... tropeça-se em tanta gente assim, nos dias que correm, infelizmente...
Beijinhos
Ana
Meu Deus é o meu rosto😱 @leonina_lu
ResponderExcluir