Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Neuroplasticidade.

O conceito de neuroplasticidade pertence a uma recente área da ciência, mas em 1940, Paramahansa Yogananda já falava sobre isso. A neuroplasticidade é o conceito de que o cérebro está constantemente sendo remodelado ao longo das nossas vidas, pelas nossas experiências e pelos nossos pensamentos/emoções. A cada nova experiência vão sendo criadas novos caminhos que o cérebro memoriza, chamadas sinapses neurais.


Há uns três anos, fiz um curso de violão em que o professor insistia muito em um determinado exercício para aumentar a habilidade de transição de notas musicais.Fiz esse exercícios enfadada, não fazia muito sentido para mim: por que eu deveria repetir 3 acordes musicais rapidamente sem tocar nenhuma música, inúmeras vezes?  Muito chato ! Um belo dia nessa semana, depois de quase um ano sem meu violão, toquei uma música que tinham os exatos 3 acordes. Fiquei abismada com qual habilidade eu fiz essa transição, com qual habilidade eu fiz a mudança de acordes. Tudo por causa daquele exercício enfadonho! Na época não pude comprovar a eficácia daquilo, pois apenas realizei o exercícios proposto e não testei tocando alguma música.



Isso ilustra como podemos moldar o nosso cérebro, como podemos reforçar nossas redes neuronais e como essa plasticidade mental pode perdurar por muito tempo. Estamos fazendo isso o tempo todo e nem percebemos.

Portanto, cuidado com aquilo que for o  foco da sua ATENÇÃO. Quando ficamos em ciclos de preocupação ou de irritabilidade estas são as redes dentro do cérebro que ficarão mais fortes, assim quanto mais nos preocupamos, melhor nos tornamos na arte da preocupação. Se o nosso foco for praticar a  a tranquilidade, a concentração, a compaixão, a empatia podemos também reforçar estas redes. Cuidado então com o que você pensa sobre você mesmo, sobre os outros. Cuidado com seus hábitos. Cuidado com suas emoções. Com determinação e paciência podemos remodelar nosso cérebro e nossa vida, é claro. 





Érika Oliveira.

4 comentários:

  1. Concentrando no foco, prestando atenção...
    Abraços e bom dia!

    ResponderExcluir
  2. Amei a mensagem. Faz todo o sentido. Mostrei pra todo mundo aqui em casa. rsrsrs
    As boas ideias temos que espalhar!!!

    Mencionei você em um post no blog Anna Lírios em Letras

    Um abraço!!!
    Paz e Luz!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.