Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

quinta-feira, 10 de março de 2016

O Uso da Força de Vontade Dinâmica


A vontade é o instrumento da imagem de Deus dentro de você. Na vontade reside o poder ilimitado Dele, o poder que controla todas as forças da natureza. Como você foi feito à imagem Dele, esse poder é seu, para realizar o que quer que você deseje. 

v v v 

Quando decidir fazer coisas boas, você as realizará se empregar força de vontade dinâmica. Não importa quais sejam as circunstâncias, se continuar tentando, Deus criará os meios pelos quais a sua vontade encontrará a recompensa apropriada. Essa é a verdade a que Jesus se referiu quando disse: “Se tiverdes fé e não duvidardes (...) se a este monte disserdes: Ergue-te e precipita-te no mar, assim será feito”. Se você usar sua força de vontade todo o tempo, independentemente dos revezes, ela produzirá êxito, saúde, poder para ajudar outras pessoas e, acima de tudo, produzirá a comunhão com Deus. 

v v v 

Uma vez tendo dito: “Eu quero”, não desista mais. Se afirmar: “Nunca mais apanharei um resfriado” e, na manhã seguinte, acordar com um terrível resfriado e perder o ânimo, estará permitindo que sua vontade continue fraca. Você não deve perder a coragem quando vê acontecer algo contrário ao que afirmou. Continue acreditando, com a certeza de que assim será. Se disser: “Vou fazer”, mas interiormente pensar: “Não posso”, neutralizará a força do pensamento e castrará sua vontade. 

v v v 

Se você deseja uma casa e a mente pensa: “Seu simplório, você não tem condições de ter uma casa”, tem que fortalecer sua vontade. Quando o “não posso” desaparece de sua mente, poderes divinos vêm a você. Uma casa não lhe cairá do céu; você tem de exercer ininterruptamente sua força de vontade mediante ações construtivas. Quando perseverar, recusando-se a aceitar o fracasso, o objeto de sua vontade terá de materializar-se. Quando você exercer ininterruptamente essa vontade por meio de seus pensamentos e de suas atividades, aquilo que você desejar terá de acontecer. Mesmo que não haja no mundo nada que corresponda ao seu desejo, ao persistir, exercendo a sua vontade, o resultado almejado se manifestará de alguma forma. 

v v v 

O cérebro do homem mortal está cheio de “não posso”. Tendo nascido numa família com certas características e hábitos, ele é influenciado por ela a pensar que não pode fazer certas coisas: não pode andar muito, não pode comer isso, não pode tolerar aquilo. Esses “não posso” precisam ser cauterizados. Você tem, em seu interior, o poder de realizar tudo o que quiser. Esse poder se acha na vontade. 

v v v 

Se você se agarra a certo pensamento com força de vontade dinâmica, ele finalmente assume uma forma exterior, tangível.

v v v 

Dotar um pensamento de força de vontade dinâmica significa aferrar-se a ele até que esse padrão de pensamento desenvolva força dinâmica. Quando um pensamento se torna dinâmico, por meio da força de vontade, ele pode manifestar-se de acordo com o desenho mental que você criou. 

v v v 

Como pode você desenvolver a vontade? Escolha algum objetivo que você acredite não poder realizar e procure, com toda a força, alcançá-lo. Quando obtiver êxito, passe a algo mais difícil, e continue exercitando desse modo sua força de vontade. Se a dificuldade for muito grande, ore profundamente: “Senhor, dá-me o poder de superar todas as minhas dificuldades”. Você tem de usar sua força de vontade, não importa o que você seja ou quem você seja. Você tem de decidir. Use esse poder da vontade tanto nos negócios quanto na meditação. 

v v v 

Se, depois de raciocinar calmamente, você decidir que o que se dispôs a fazer é certo, ninguém deveria poder ser capaz de impedi-lo. Se eu estivesse desempregado, sacudiria o mundo inteiro, até que dissessem: “Deem-lhe um emprego para que ele fique quieto!”


Escrito por Paramahansa Yogananda, extraído do livro Onde Existe Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.