A partir da sua descoberta até os dias de hoje, a fotografia vem acompanhando o mundo contemporâneo, registrando sua história através de uma linguagem de imagens.
Houve uma época em que não tínhamos acesso fácil as máquinas fotográficas e elas também não tinham muitos recursos. Contudo, no transcorrer da minha vida, tive alguns registros importantes, mas não de todos os momentos que marcaram minha história. Hoje, faz parte do meu cotidiano fotografar não só momentos significativos, mas tudo que me encanta e que considero, algumas vezes, importante para ilustrar meus textos.
As redes sociais, os diversos recursos da NET favorecem o compartilhar do olhar fotográfico sobre um tempo histórico e, possivelmente, será uma das fontes históricas sobre essa nossa era.
Por outro lado, na clínica as fotos ajudam a traçar a linha da vida, a captar traços esquecidos pela memória, pois elas imprimem em nosso ser sentimentos diferentes. As lembranças, os sentimentos, pensamentos e as informações são exploradas num nível mais profundo ampliando o diálogo terapêutico.
As fotos são representações de um tempo e segundo Barthes (1984) “se insere na dinâmica de um olhar que segue na direção do passado, mas de uma transcendência.”
Como você usa as fotos em sua vida?
Por Norma Emiliano
BARTHES, roland (1984).A câmara clara: notas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira
http://pensandoemfamilia.com.br/blog/category/terapia-de-familia/
Bom dia...
ResponderExcluirGosto muito de fotografar mas, tenho muito que aprender ainda rsrsrs!
Um domingo de muita paz Bárbara e Érika fiquem com Deus...