Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Grupo de Astronomia Mário Schenberg (GAMS)

Olá, tudo bem? Você já teve curiosidade em saber mais sobre as estrelas, planetas e tudo mais que compõem o céu e o universo? Você já ouviu falar sobre o GAMS? Tem alguma ideia do que seja? Não? Ficou curioso? Então continua com a gente!

     GAMS é a sigla usada para o nome Grupo de Astronomia Mário Schenberg . O GAMS é uma associação sem fins lucrativos que visa ao estudo e a divulgação da astronomia.

      Fundado em 19 de outubro de 2013, o grupo homenageia o notório físico, matemático, político, engenheiro e crítico de arte brasileiro Mário Schenberg (1914-1990), o qual foi apontado por Albert Einstein como um dos dez maiores físicos de sua época. Considerado o maior físico teórico brasileiro, os trabalhos científicos de Mário Schenberg eram voltados para termodinâmica, mecânica quântica, mecânica estatística, relatividade geral, astrofísica e matemática. Seus estudos em astronomia são amplamente divulgados em livros didáticos, sendo os melhores exemplos a sua participação no Processo Urca, que explica o ciclo de reações nucleares envolvidas na criação de supernovas, e o Limite Schenberg-Chandrasekhar, o qual determina a máxima massa que um núcleo estelar isotérmico pode suportar o colapso gravitacional de seu envoltório.

Físico Mario Schenberg
      O GAMS oferece observações lunares, que sempre ocorrem na Seara da Ciência. As observações são abertas à comunidade em geral,  independente da formação acadêmica e da faixa etária.

         Foi em uma atividade de observação lunar que pudemos conhecer esse trabalho super bacana! Fiquem atentos que divulgaremos aqui no blog as próximas atividades desse grupo. Que tal compreender melhor o céu e as estrelas?

Para mais informações, visite a página oficial no facebook : 
 Grupo de Astronomia Mário Schenberg - GAMS 
https://www.facebook.com/pages/Grupo-de-Astronomia-M%C3%A1rio-SchenbergGAMS/427250407379054?fref=ts 

O fundo é a região de formação de estrelas SIO6 capturada pelo Hubble em 2011. A esquerda, o busto do Astrofísico Brasileiro, Mário Schenberg. Foto de formatura em 1936.


Logo do GAMS
Fonte: página do facebook do GAMS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.