Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

domingo, 11 de maio de 2014

Dia das Mães

Para homenagear a mulher mais importante de nossas vidas, o blog Andarilho rodou o globo para mostrar quando as festividades acontecem. Mas afinal, como surgiu a ideia de dedicar uma data a essas mulheres? Será que a motivação é puramente comercial como sempre se acreditou?


A data não é exclusiva do calendário brasileiro. Por aqui, a gente comemora no segundo domingo de maio, mas em muitos lugares mundo afora, o Dia das Mães é celebrado em outros meses ao longo do ano. Dias que podem ser fixos ou variando, conforme acontece no nosso País.

Voltando um pouco no tempo, as comemorações relativas às mães e à maternidade já existiam desde a Antiguidade, quando gregos e romanos realizavam festivais em homenagem a deusas.

Na Inglaterra e na Irlanda, no século 16, havia o Domingo das Mães, em que os filhos deveriam visitar anualmente a igreja de suas mães, ocasionando a reunião de parte da família. Historiadores acreditam que trabalhadores, aprendizes e servos eram liberados pelos seus senhores para visitar seus familiares. A data também servia para render homenagens a Maria, mãe de Jesus.

Porém, o Dia das Mães como é comemorado por nós teve início nos Estados Unidos. A jovem Ann Jarvis estava em depressão porque havia perdido sua mãe e ela, junto com suas amigas, organizou uma festa em homenagem a todas as genitoras, vivas ou mortas.

Além dos brasileiros e norte-americanos, australianos, belgas, chineses, dinamarqueses, alemães, italianos, finlandeses, gregos, japoneses, canadenses, neozelandeses, austríacos, peruanos, suíços, turcos, venezuelanos, e ainda os nascidos na Estônia e em Formosa homenageiam as mães no segundo domingo deste mês.

Já Portugal, Lituânia, Hungria, Cabo Verde, África do Sul, Espanha e Suécia escolheram o primeiro domingo de maio para dedicar às mães nascidas nesses países. Por outro lado, a França definiu o último domingo. Mas caso a data coincida com Pentecostes, a festa é transferida para o primeiro domingo de junho.

Ainda em maio, só que em dias fixos, o Dia das Mães é comemorado na Suécia, no México, Barém, Hong Kong, Índia, Malásia, Catar e Cingapura (10), Polônia (26) e na Bolívia e na República Dominicana (27).

No segundo domingo de fevereiro os festejos acontecem na Noruega. Em março, no dia 3, na Geórgia e na Albânia; 8 , na Rússia, Sérvia, Montenegro, Bulgária e Romênia; e dia 21 no Egito, Síria, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Na Armênia, cai em 7 de abril.

Em agosto, nos dias 12 e 15, respectivamente, é a vez dos tailandeses e dos naturais da Costa Rica. No mês de outubro, os indianos (início do mês) e argentinos (terceiro domingo) homenageiam suas mães, ficando o dia 8 de dezembro reservado para os panamenhos. No primeiro dia da primavera, palestinos e libaneses celebram a data, com duas semanas antes do Natal esta acontecendo na Croácia.

  Nós gostamos das curiosidades e você gostou? Parabéns a todas as mães pelo seu dia!

2 comentários:

  1. Não só gostei das "curiosidades" como aprendi muito do que ignorava. Obrigada!
    Grande abraço,
    Célia.

    ResponderExcluir
  2. Olá Célia! Nós que agradecemos por sua visita! Beijos das meninas.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.