Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Palacete Ceará (Caixa Econômica Federal da Praça do Ferreira)

Patrimônio Histórico de Fortaleza

O Palacete Ceará é uma das obras mais representativas das primeiras décadas do século XX, período em que ocorre grande transformação na aparência arquitetônica da cidade.
Foi autor do projeto o arquiteto João Sabóia Barbosa. A edificação era de propriedade do Sr. José Gentil Alves de Carvalho, tendo sido construída por Rodolpho F. da Silva e Filho.
O Palacete Ceará constava originalmente de amplos salões corridos, contíguos à escada de acesso, nos quais funcionavam, no térreo, um restaurante, conhecido por Rôtisserie Sportman e nos andares superiores, o Clube Iracema, núcleo de encontro do mundo elegante da cidade de então.
Com as transformações por que passou a cidade, principalmente depois do fim da última guerra, novas funções foram dadas ao prédio que acabou por ter uso degradado, sofrendo, em conseqüência, algumas intervenções nos interiores. Finalmente foi adquirido pela Caixa Econômica Federal em 1945, que adaptou às novas funções.
Vitimado por incêndio aos 8 de julho de 1982, teve seu interior totalmente destruído, conservando, no entanto, as fachadas em bom estado, justificando dessa forma sua recuperação. Protegido pelo Tombo Estadual segundo a lei n° 9.109 de 30 de julho de 1968, através do decreto n° 16.237 de 30 de novembro de 1983.
Localização, Rua Guilherme Rocha, 48 - Centro.
Fonte: Mapa da Cultura de Fortaleza.

4 comentários:

  1. Um belíssimo patrimônio!
    Abraços,
    Célia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cidade onde moramos é repleta de belos patrimônios assim. Bem que você deveria conhecer! hahaha

      Abraços das meninas.

      Excluir
  2. Deve ser incrível este lugar! Espero que os governantes tenham consideração e o preservem.Histórico!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós também gostaríamos que os governantes tivessem mais consideração pelo patrimônio histórico de Fortaleza. Por enquanto, este ainda está preservado.

      Beijos das meninas!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.