Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Catedral Metropolitana de Fortaleza

A Catedral Metropolitana de Fortaleza é um dos principais símbolos do catolicismo na cidade.

Localizada no Centro, se destaca por sua imponência arquitetônica, com seus belos vitrais e seu estilo eclético com predominância de elementos góticos romanos, projeto do francês Georges Mounier.

A sua construção demandou tempo e história. Devido à uma forte rachadura na base da estrutura, a antiga Sé teve que ser demolida em 1938, gerando muita polêmica sobre a construção e a localização de um nova Sé. Porém, em 15 de agosto de 1939, foi implantada a pedra fundamental da Catedral. A construção, mesmo com opiniões contrárias, obteve empenho e ajuda financeira de diversos segmentos da sociedade. Todo o clero, governantes, empresários e o o povo, tiveram a sua participação no processo. Foram formadas comissões com o objetivo de angariar fundos que permitisse a realização.


Após mais de 40 anos de trabalhos, era inaugurada em 22 de dezembro de 1978 a Catedral Metropolitana de Fortaleza, sob os cuidados do então arcebispo, o Cardial D. Aluísio Loscheider.
Como é comum em grandes catedrais, a cripta da Catedral foi inaugurada em 1962. A Cripta dos Adolescentes, assim denominada por Dom Antônio de Almeida Lustosa, era uma homenagem aos santos que morreram na adolescência: Tarcísio, Domingo Sávio, Pancrácio, Luiza, Inês e Goretti.
A Catedral Metropolitana é uma das maiores do País, com capacidade para 5 mil pessoas. Suas torres medem cerca de 75 metros de altura. Sua beleza e e tamanho, são símbolos da sua grandiosidade, atraindo milhares de fieis. Celebrações, grupos de orações e confissões, fazem parte da rotina do maior símbolo do catolicismo de Fortaleza.

Fonte: Diário do Nordeste
Imagem retirada do blog Circuito A

7 comentários:

  1. Olá Meninas, tudo bem ?
    Linda Catedral ! que a sua Grandiosidade transmita precisamente onde foi construída FORTALEZA essa mesma fortaleza a todos que nela entram e transmitam a fé para
    a construção de UM MUNDO MELHOR . Beijinhos .Alberto

    ResponderExcluir
  2. Encantadora a foto!
    Magnífica Catedral!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite amiga!
    Vim agradecer sua visita e o lindo comentário que deixou no aniversario do blog.
    Saiba que sua participação é muito importante e é este carinho e atenção que impulsionam a continuidade deste trabalho.
    Ando um pouco ausente, volta as aulas e mesmo de férias não foi muito legal, minha netinha está adoentada e nos deixa sem graça para nada. Quando estava melhorando começou com muita febre e o Pediatra está suspeitando de Dengue, devido os resultados dos exames. Estamos confiando em Deus que tudo passe e que tudo volte ao normal. Minha outra netinha completa nove anos e estamos preparando a festinha dela e com todos esses acontecimentos inesperados,nos deixa sem chão, daí imagine, como anda minha cabeça. Por isso a demora para está aqui.
    Obrigada, que Jesus derrame chuvas de bênçãos sobre você e sua família.
    Bjuss
    prof Lourdes Duarte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Profª Lourdes!
      Gostamos muito quando você vem nos visitar. Sentimos muito pelo que está passando com sua netinha. Confie em Deus que tudo irá ficar bem!
      Abraços, que Deus ilumine seu caminho hoje e sempre.

      Excluir
  4. BELÍSSIMO CARTÃO POSTAL DE NOSSA CIDADE!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.