Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Cidade do Ceará

Senador Pompeu
As terras hoje compreendidas no município de Senador Pompeu principiaram a ser povoadas quando da concessão de datas e sesmarias aos desbravadores, pioneiros do Ceará-Grande que levantaram casas de fazenda e dominaram os nativos.
Nos séculos dezessete e dezoito inúmeras foram as concessões de terras das margens dos rios Banabuiú e Codiá, feitas pelos capitães-mores. Uma das mais importantes foi, sem dúvida, a outorgada aos 27 de março de 1723, pelo então capitão-mor Manuel Francês, aos desbravadores Thomé Callado Gavão e Nicolau de Souza.
 Nas terras doadas aos dois pioneiros, três léguas para cada um, nas margens do Codiá, ergue-se atual cidade de Senador Pompeu.
Senador Pompeu, oficialmente teve sua emancipação política à 03 de setembro de 1896, e seu nome dado em homenagem ao senador da República, Tomás Pompeu de Sousa Brasil, como fora feito país à fora durante tosa a República Velha com diversas outras vilas que viraram cidades. A antiga Humaitá tem o nome indígena substituído pelo nome do politico importante. Retrato da politica da primeira República.

Gentílico - senador pompeuense ou senadorense

Localização
Localização de Senador Pompeu

Veja no site: http://www.ceara-turismo.com/mapas/mapa-politico.htm a localização das cidades.

FONTE: Site da prefeitura da cidade.

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.