Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

terça-feira, 19 de março de 2013

Padroeiro do Ceará

São José
De acordo com a Bíblia, José marido da mãe de Jesus Cristo, nasceu em Belém da Judeia. Perecia à tribo de Judá e descendente do rei Davi de Israel. No catolicismo é considerado santo. O santo padroeiro do Ceará. 
A importância de São José para a Igreja Católica e explicada pelo padre Clairton Alexandrino. "São José é o santo do silencio, o homem que tinha obediência à Deus, e mesmo nas horas mais delicadas de sua vida, ele não exigiu provas para o que Deus dizia".
Com a quadra invernosa quase consolidada, hoje, Dia De São José, os agricultores dos quatro cantos do Ceará aproveitam para agradecer, por meio de orações, missas, novenas, festa e com mesa farta.

 Ao longo da história as homenagens a São José ganham conotações diferentes. Em alguns momentos, mais caracterizados pelas manifestações culturais, marcadas pelas tradicionais promessas que, caso a chuva caísse, o agricultor teria que pagar. Muitas vezes, envolviam  sacrifícios físicos como longas caminhadas. Existiam práticas que consistiam em "roubar" a imagem do Santo, devolvida no dia seguinte após o pedido, que podia ser um bom inverno ou um marido justo como o de Maria.

Embora a ciência refute a ligação, O Dia de São José acontece próximo à passagem do Equinócio, dia 22, quando o sol se desloca sobre o Equador. Esta continua sendo a "esperança para o nordestino", destaca o pároco de Aquiraz. Para a meteorologista da Fundação Cearense e Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Mary Sakamoto, "a relação é apenas cultural e nós respeitamos essa visão do homem sertanejo".

Fonte: Jornal Diário do Nordeste.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.