Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Cidade do Ceará

Mombaça

Suas origens remontam ao século XVIII, a partir dos primeiros ensaios colonizadores. Desdes constam João de Barros Braga, Maria Perreira da Silva, Serafim Dias, José Rodrigues de Carvalho, José Abreu e Antônio Pereira Façanha, requerendo a sesmaria de três léguas de terras à margem do rio Banabuiú.
Os três primeiros, considerados fundadores do reduto, estabeleceram-se e plantaram suas raízes gregárias no sítio denominado Mombaça.
Maria Pereira residia na fazenda Boca da Picada, cruzamento obrigatório dos itinerantes que buscavam os Inhamuns. Com o desenvolvimento  a fazenda, moradores se acercaram da Casa-Grande, formando lentamente o povoado.
O sítio de Maria Pereira prosperou, e em 1831 era criada a freguesia de Nossa Senhora da Glória de Maria Pereira, nome da possuidora do primitivo sítio.
A elevação do povoado à categoria de vila ocorreu em 27 de setembro de 1871. Sua instalação, em ato simultâneo com a Câmara Municipal, registra-se a 08 de setembro de 1852. A mudança de de nome, substituindo Maria Pereira por Benjamin Constant, foi em 09 de setembro de 1892. Essa denominação permaneceu até 1918, quando em 21 de setembro desse mesmo ano, é restabelecida a denominação anterior.
A elevação à categoria de município ocorreu em 19 de agosto de 1925. Suprimindo em 20 de maio de 1931, restaurado em 20 de dezembro de 1938.
 Mombaça, significa o nome de uma cidade africana.

Veja no site: http://www.ceara-turismo.com/mapas/mapa-politico.htm a localização da cidade.

FONTE: Site da prefeitura da cidade.

2 comentários:

  1. Oi, meninas.
    Obrigado pela visita ao meu blog. Vim retribuir e fiquei surpreso por encontrar este blog lindo, muito bem elaborado, e com matérias muito interessantes. Vou fazer a linkagem, no meu blog, para o de vocês.
    Estive em Fortaleza, em novembro de 2007, para participar de uma exposição de orquídeas. Naquela ocasião, minha esposa e eu pudemos visitar algumas praias e algumas cidades próximas. É um estado lindo e vocês têm muitos motivos para se orgulharem dele. Aliás, todos os brasileiros podemos nos orgulhar de termos um estado como o Ceará na nossa federação.
    Esse trabalho de vocês de relatarem cada cidade do estado é sensacional. Se vocês aceitarem uma sugestão, coloquem um mapa do Ceará para que possamos, nós de fora do estado, visualizar a localização de cada cidade.
    Parabéns!
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos muito pelo comentário e pela ideia de colocarmos um mapa do Ceará! Sugestões são sempre muito bem-vindas!!
      Abraços.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.