Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

sábado, 25 de agosto de 2012

Cidade do Ceará

Pacoti
Pacoti formou-se a partir de um sítio denominado Pendência. Em 1859, o pequeno povoado recebeu a visita de uma Comissão Cientifica, enviada pelo Imperador D. Pedro II, com objetivo de pesquisar as riquezas do Ceará. Membros da Comissão Científica, presidida pelo Dr. Francisco Freire Alemão e a contar com a participação do poeta maranhense Antônio Gonçalves Dias.
"Não permita Deus que eu morra/Sem q'uinda aviste as palmeiras/Onde canta o Sabiá". Terá sido  este o introito memorialista do imortal  poeta ao perceber em Pacoti as dores sentimentais dos seus palmeirais de origem.
Sua emancipação política definitiva, com nome atual - Pacoti, provém do Decreto-Lei nº 448, de 20 de dezembro de 1938. Tornou-ser cidade em 02 de janeiro de 1939.
Pacoti é o nome do rio que nasce ao extremo sul da Serra de Baturité e banha o município. Há divergências quanto ao significado da denominação. "Lagoa das Cotias", rio das Pacovas (banana) e rio, segundo a língua dos indígenas, antigos habitantes da região, são alguns dos significados possíveis. Ainda existe a hipótese de se chamar "Voltado par o Mar".


Localização de Pacoti

Veja no site: http://www.ceara-turismo.com/mapas/mapa-politico.htm a localização da cidade.

Fonte: site da  prefeitura da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.