Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Cidade do Ceará

Maranguape
 Maranguape, originalmente terra dos potiguaras, viu o branco chegar  na expedição do holandês Matias Beck, em 1649, e dominar sua verdejante terra durante cinco anos, quando foi expulso do Brasil.
 Com com a chegada do português Joaquim Lopes de Abreu nasceu o núcleo original da cidade de Maranguape, um arruado à margem esquerda do riacho Pirapora, ao lado de uma capelinha a Nossa Senhora da Penha, erguida pelo colonizador lusitano para atender as necessidade religiosas dos  moradores.
O aglomerado recebeu o nome de Alto da Vila, depois Outra Banda e, desde 1760 Maranguape. 
Para a Coroa Portuguesa, aquele pedaço de Brasil não devia parecer interessante o suficiente para ser ocupado, pois somente nos primeiros anos do século XVIII foram iniciadas as concessões de sesmaria. Suas origens remontam aos estágios da pré-colonização, com o nome Maragoab, conforme cartografia antiga.
O processo definitivo de povoamento das terras de Maranguape somente ocorreu no despertar do século XIX, Maranguape ganhou status de cidade.
O topônimo Maranguape vem do Tupi Guarani maragoab e significa Vale da Batalha. O nome é uma alusão ao lendário cacique da tribo de índios que dominava a região.


Localização de Maranguape

Veja no site: http://www.ceara-turismo.com/mapas/mapa-politico.htm a localização da cidade.

Fonte: site da  prefeitura da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.