Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

domingo, 19 de agosto de 2012

Cidade do Ceará

Solonópole
Da fazenda Umari, situada numa queda d'água, formada no leito por onde correm as águas do Riacho do Sangue nasceu o município. Por isso sua primeira denominação era Cachoeira do Riacho do Sangue e depois apenas Cachoeira.
Suas origens datam século XVIII, quando foram distribuídas as primeiras Sesmarias. Figuram no rol dos pioneiros Manoel Pinheiro do Lago, cognominado o Abraão do Jaguaribe, considerando-se a proliferação de carácter familiar.
Solonópole é terra de lendas, de histórias interessantes e tradições revividas por seu povo. As primeiras manifestações eclesiais tem como precedente o lendário crucifixo e sua substituição por um cruzeiro de madeira, marco indicativo do local.
Em data posterior e historicamente não referenciadas, Simeão Correia Lima Pinheiro, doou parte de suas terras, localizadas no sítio Cachoeira, no sentido de formar o patrimônio de uma  respectiva capela. O Padroeiro e ainda sob o efeito remissivo, constou como sendo o Senhor Bom Jesus Aparecido. A Igreja-Matriz, é resultante da primitiva capela.
Há mais de uma versão sobre o nome Riacho do Sangue e uma delas é a luta entre duas famílias pelo domínio da terra, tingindo de sangue as águas do rio, nas proximidades do lugar chamado Alto da Batalha, abaixo da cidade, ainda existente; a outra é de um luta entre índios, no lugar chamado Logradouro. Depois de idas e vindas (várias leis e decretos elevaram e rebaixaram foros de cidade), em 20 de dezembro de 1943, Cachoeira passou a se denominar Solonópole, que significa Cidade de Solon, em homenagem a  Manoel Solon Rodrigues Pinheiro, advogado, jornalista e professor nascido no município.

Gentílico - solonopolense

Localização
Localização de Solonópole

Veja no site: http://www.ceara-turismo.com/mapas/mapa-politico.htm a localização da cidade.

FONTE: Site da prefeitura da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.